TEST DRIVE » Wrangler, uma lenda off-road Disponível no Brasil apenas na versão Rubicon, o Wrangler traz todo o DNA da Jeep, que virou sinônimo de todo-terreno

Pedro Ivo Bernardes

Publicação: 05/04/2025 03:00

 (FOTO: PEDRO IVO BERNARDES/DP)

Há marcas que viram sinônimo de um segmento, de um tipo de produtos. Isso acontece, por exemplo, entre as lâminas de barbear, palha de aço, produtos alimentícios, entre outros. No mundo automotivo isso acontece com a Jeep, que virou jipe para denominar um tipo de veículo com tração 4x4 capaz de encarar qualquer desafio.

Sinônimo de força e robustez, a Jeep tem sua linha de produtos para quem quer um veículo urbano, mas pretende se aventurar de vez em quando. Para quem deseja encarar aventuras extremas, no entanto, a melhor opção é o Wrangler, um offroad legítimo que não abre mão dos avanços tecnológicos da indústria automobilística. No Brasil, o Jeep Wrangler está disponível apenas na versão Rubicon 4x4, a topo de linha, que é comercializada por R$ 499.990.

Logo à primeira vista, o modelo já dá pistas do que é capaz de fazer. De aparência bruta, o Wrangler Rubicon mostra de cara que não está ali para brincadeira. Entre os seus atributos off-road, o Jeep apresenta ângulo de ataque de 43,9 graus, ângulo de saída de 27 graus e ângulo de rampa de 22,6 graus, além de uma altura livre do solo de 27,4 centímetros (cm). Traduzindo, as medidas permitem encarar e ultrapassar trechos extremamente acidentados e ultrapassar trechos alagados e riachos com até 76 cm de profundidade - a uma velocidade de 8 km/h. Além da altura, contribui para a boa capacidade de imersão, a elevada tomada de ar e a vedação especial de água.

Jeep traz motor 2.0 a gasolina com 272 cv de potência e 40,8 kgfm de torque, câmbio automático de oito marchas, tração 4x4, reduzida e bloqueio do diferencial (FOTOS: PEDRO IVO BERNARDES/DP)
Jeep traz motor 2.0 a gasolina com 272 cv de potência e 40,8 kgfm de torque, câmbio automático de oito marchas, tração 4x4, reduzida e bloqueio do diferencial

No teste realizado por DP Auto, por estradas vicinais entre Araçoiaba e Paudalho, o Wrangler deu um passeio, ultrapassando valetas, pedras, brita e encarando aclives e declives sem preocupações. O sistema offroad do todo-terreno conta com tração 4x4 Hi e 4x4 Low, bloqueio de diferencial mecânico, evitando que a roda sem contato com o solo gire em falso; além da desconexão da barra estabilizadora dianteira, o que aumenta o curso da suspensão dianteira em até 30%.

Já o recurso Off-road+ permite o ajuste automático do veículo para as condições do terreno. Ativado em 4-HI, o veículo se adapta para velocidades mais altas, para uso em dunas, por exemplo. Já habilitado em 4-LO, o jipe fica pronto para o off-road de baixa velocidade, ideal para terrenos com pedras, troncos e outros obstáculos. Para garantir que o motorista não encare os desafios às cegas, o Wrangler possui uma câmera frontal (TrailCam), permitindo a visualização da pista à frente para além do para-brisa.

Como recurso adicional, o Jeep Wrangler Rubicon oferece o Open-Air Experience, que permite a remoção do teto, portas e rebatimento do para-brisa, garantindo mais contato com a natureza e um ar de safári à condução.