3008 é pós-moderno Crossover da Peugeot foi reformulado e agora é um SUV médio assumido que promete dias melhores para as vendas da montadora

Thainá Nogueira
Especial para o Diario
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Publicação: 24/06/2017 03:00

Mudar é preciso. Essa máxima pode soar clichê, mas é necessária para o crescimento de tudo. Inclusive, a Peugeot levou ao pé da letra. É que o novo 3008, lançado nos últimos dias, está bem diferente e promete agradar gregos e troianos, ou melhor, europeus e americanos. O carro chega nas concessionárias no fim do mês de julho e será comercializado em única versão por cerca de R$ 135 mil. Sendo sempre importado da França, onde já é vendido e vai bem com os números de comercialização. Expectativa da montadora é de trazer mais de 250 veículos por mês e entrar no ranking das montadoras que mais são procuradas na hora de comprar um carro novo. Será?

O estilo minivan do 3008 já era. Agora o visual do carro é todo de um SUV. Isso porque o veículo foi repaginado e agora apresenta uma frente verticalizada, capô longo e horizontal, linha de cintura alta, rodas aro 19” e altura grande em relação ao solo. Ou seja, características que o Inmetro classifica um utilitário. Essas mudanças na carenagem atraem os olhares daqueles que gostam de carros que exibem um visual modernista. Até a própria cor oficial de lançamento, que está na foto ao lado, a cobre, influencia nessa aparência contemporânea do veículo.

A bordo do veículo, tecnologia e conforto são as características principais. A posição de dirigir satisfaz quem gosta de “olhar o mundo de cima”. O carro é alto. Chama atenção que o banco do motorista e o do passsageiro vem com cinco tipos de massagens, ideal para os longos engarrafamentos recifenses. O teto do veículo é solar e panorâmico. O celular dos ocupantes pode ser carregado sem precisar de um fio para conectar, é só colocar no local indicado que o aparelho carrega por indução. O painel é totalmente digital, mas é na central multimídia que está um dos erros da Peugeot para o carro. Nada de GPS integrado no sistema. É necessária a conexão com um celular para a tela central espelhar os mapas. A mecânica é semelhante a da antiga geração do carro. Isso porque o motor é o 1.6 THP com seis marchas no câmbio automático e bate os 165 cavalos de potência. Conjunto que se faz disposto na hora de encarar as estradas e também o trânsito urbano. O consumo do veículo bate os 11 km/l no único combustível que o carro suporta, a gasolina. Nada mal.

Nos últimos dias a Peugeot lançou uma pré-venda do veículo e em duas horas todas as 50 unidades do carro foram vendidas. Entre os concorrentes, o 3008 se destaca pelos itens de série. Jeep Compass, Audi Q3 e Hyundai Tucson, principais concorrentes, precisam de bem mais acessórios para se igualarem ao novo utilitário da marca francesa.

Como o 3008 vai ser totalmente importado, talvez esse fato deixe um pé atrás naquele motorista que predente comprar um SUV médio, mas que pensa no pós-venda. Para tentar modificar essa realidade e reagir no mercado, a Peugeot oferece o sistema Total Care que está atrelado, entre outras coisas, a cerca de mil carros disponíveis para serem entregues ao cliente que precise deixar o seu próprio veículo na concessionária para manutenção e o serviço exija mais do que quatro dias. Suficiente para aumentar a empatia da marca?