Classe X: robusta e autêntica Mercedes-Benz fez questão de montar um veículo que carregua o peso da marca. A picape tem dimensões que chamam a atenção e motorização que não deixa a desejar

Publicação: 20/07/2017 09:00

A Mercedes-Benz mostrou, na África do Sul, a sua primeira picape média, a Classe X. As vendas do modelo no Brasil começam só em 2019, mas o mercado alemão já vai contar com o utilitário nos próximos meses, sendo vendido por lá na casa dos R$ 135 mil.

Sabe-se que a picape será desenvolvida na mesma plataforma da Frontier e Alaskan e será produzida na Argentina, na fábrica de Santa Isabel. As dimensões da Classe X mostram que a Mercedes-Benz não se despreocupou na hora de elaborar uma picape média de enormes proporções para parar o trânsito e ter destaque no segmento. Isso porque são 5,34 m de comprimento e 1,92 m de largura. A altura do modelo bate os 1,82m.

Mecanicamente falando, a Classe X conta com quatro tipos de opções. A versão de entrada, X 200, carrega um propulsor quatro cilindros com 166 cv. Já as duas intermediárias, X220 D e X250 D, apresentam um 2.3 a diesel com 163 cv e 190 cv, respectivamente. São duas opções na caixa de transmissão, câmbio manual de 6 velocidades ou automático de 7. A versão topo de linha só será lançada no próximo ano, mas especula-se que virá com motor V6 capaz de produzir 258 cv. Com ele, a Classe X ganhará o sistema Dynamic Select, que permite optar entre cinco modos de condução: comfort, eco, sport, manual e offroad. Inédito no segmento de picapes, ele age sobre o funcionamento do motor, as rotações de mudanças de marcha na transmissão automática e sobre o sistema start/stop.

Internamente o modelo esbanja luxo, como era de se esperar. O design ficou bem parecido com o que foi revelado em fotos de projeção. Chama atenção a tela de 8,4 polegadas no centro do painel, presente em todas as versões.