SALãO DE FRANKFURT » A inovação é alemã e faz bem Os avisos luminosos estão piscando no painel de bordo de um Salão que investiu e exibe a chave para a saúde econômica da Europa

Publicação: 14/09/2017 09:00

Frankfurt (AFP) - Fabricantes de veículos chegaram à Alemanha para exibir suas mais recentes inovações no luxuoso Salão do Automóvel de Frankfurt (IAA). Pelos próximos dias, quase mil expositores vão disputar as atenções no centro de convenções da cidade, espalhados em uma área do tamanho de 27 campos de futebol. A expectativa é de que 228 modelos expostos na IAA estreiem no mercado mundial.

Contudo, longe dos chassis reluzentes, das apresentações “high tech” e dos discursos de abertura otimistas, os avisos luminosos estão piscando no painel de bordo de uma indústria que continua a ser a chave para a saúde econômica da Europa. A indústria está diante de potenciais proibições de veículos movidos a combustão em algumas cidades, e executivos se ancoram nas promessas de um futuro com carros híbridos - que também são veículos elétricos.

Todas as gigantes alemãs - Volkswagen, BMW e Daimler – anunciaram programas de veículos elétricos antes do IAA, à espera de alcançar suas metas ambiciosas de vendas de carros híbridos ou apenas elétricos com uma enxurrada de novos modelos até meados de 2020. No evento, aconteceu apenas a exibição dos projetos.