Retomada de mercado na Fenatran Montadoras de caminhões investem em tecnologia a bordo e tratamento em pós-venda diferenciado para 2018

Débora Eloy
Especial para o Diario
debora.eloy@diariodepernambuco.com.br

Publicação: 19/10/2017 09:00

A 21ª edição do Salão Internacional do Transporte Rodoviário de Cargas (Fenatran) acontece até amanhã em São Paulo e nomes como Volvo, NAM (do grupo Volkswagen), Mercedes-Benz, Ford e Scania marcam presença. O evento exibe novidades para ajudar a retomada do setor de caminhões no mercado.

Para a Volvo, o foco é na tecnologia como auxílio ao meio ambiente. “Passamos por mais mudanças nos últimos cinco anos do que nos últimos 20”, afirmou o diretor executivo da marca, Martin Lundstedt. Entre outras novidades, a Volvo apostou no VM Autônomo, produzido para reduzir a praticamente zero as perdas de produtividade geradas pelo pisoteamento de brotos de plantas durante a colheita.

Enquanto isso, no estande da MAN, a nova família Delivery foi apresentada e ganhou um componente a mais, o novo e-Delivery, que já começa a operar nas ruas do país no próximo ano. O modelo, 100% elétrico e totalmente desenvolvido no Brasil, chega a uma autonomia de até 200 km e estará disponível nos modelos de 9 a 11 toneladas.

No estande da Ford, os olhos se voltam para a tecnologia. Um boné capaz de despertar o motorista sonolento é uma das principais atrações da marca. O Boné Alerta consegue interpretar os movimentos de cabeça do condutor, através de sensores, e avisa quando ele está com sono para fazer uma parada para descanso. Outra novidade é o protótipo Cargo Connect, caminhão com tecnologias de assistência ao motorista e conectividade que preparam os caminhões para a chegada dos veículos autônomos.

Para a Mercedes-Benz, o novo se une ao clássico e traz beleza e sofisticação, aliadas à tecnologia. A marca apresentou o novo Actros 2651 6x4. O caminhão extrapesado chega à Fenatran 2017 com uma nova grade frontal, que terá a mesma cor do caminhão, novo painel de instrumentos com novas funções e piloto automático, recurso que pode proporcionar economia de combustível de até 1%. O modelo também ganha uma série especial, baseada no clássico L-1111 da Mercedes-Benz. A versão ganha um design retrô dos caminhões com cabines semiavançadas das décadas de 1960 e 1970.

Para a Scania, o foco são os clientes. A marca apresenta o inédito Programa de Manutenção com Planos Flexíveis, modalidade em que, por meio da conectividade, o veículo informa o momento ideal para fazer a manutenção. Existe também o novo Driver Services, que orienta o cliente por meio de um conjunto de ações focadas no condutor e dispõe de treinamento e coaching personalizado. Esse serviço pode diminuir em até 10% o consumo de combustível do utilitário, segundo a montadora.

Modelo 100% elétrico da MAN tem uma autonomia de até 200 km e deve chegar nas ruas do Brasil no próximo ano

O “boné alerta” da Ford consegue interpretar movimentos da cabeça do condutor e despertá-lo em possíveis cochiladas enquanto ele dirige