SUV digno de super-herói Segundo utilitário da marca italiana estreia depois de quase 40 anos do primeiro. O Urus é uma aposta para quem gosta de conforto e dirigibilidade sem deixar de lado a força com um motor V8

Publicação: 07/12/2017 03:00

A Lamborghini anunciou nesta semana o Urus, o segundo SUV da montadora. O pontapé dado no segmento foi pelo LM002, comercializado na década de 1980.

Dentre as facilidades ao volante, o Urus disponibilizará seis modos de direção: areia, terra, neve, circuito, rodovia e sport. Além disso, o motorista também poderá mudar procedimentos como suspensão, tração e resposta do conjunto mecânico através de um botão batizado de Anima, que quer dizer alma, em italiano.

Alguns detalhes sobre à motorização já foram divulgados. O propulsor será um V8 biturbo, o primeiro com turbo da marca, de 4 litros, que alcança 650 cv de potência e 86,6 kgfm de torque. O câmbio é automático de oito marchas. Segundo dados da montadora, o Urus pode chegar de 0 a 100 km/h em 3,6 segundos. Já a velocidade máxima é de 305 km/h. O modelo possui, além da tração integral, um sistema  de vetorização de torque, que envia a força para a roda que mais está sendo usada no momento. Segundo a marca, cerca de 87% da força pode ser enviada para a roda dianteira, e até 70% para a traseira. Dessa forma, o motorista pode aproveitar ao máximo a performance em todas as situações de rodagem.

O novo SUV da Lambo compartilha a mesma plataforma MLB da Volkswagen, utilizada nos Q7 da Audi, Bentayga da Bentley e o Cayenne da Porsche. Daí já é possível ter uma noção do tamanho do veículo. Em números isso reflete em 5,11 metros de comprimento, três metros de entre-eixos e dois metros de largura. Nessas configurações, o peso do utilitário chega aos 2,2 mil kg. Sem falar na suspensão adaptativa ativa que pode variar a altura entre 15,8 cm e 24,8 cm.

Dessa forma, o utilitário se adapta bem tanto dentro da cidade, quanto em uma pista de corrida e até mesmo encarando uma montanha nevada, uma estrada de cascalho ou um deserto.

Dentro da cabine está disposto um console central que, além de diversos botões e do seletor Anima, o Urus recebeu um sistema de conectividade e entretenimento LIS III, que agrega informações do carro, TV digital, sistema de navegação, o som Bang & Olufsen e mais.

A construção do novo Urus só ocorreu devido a expansão de suas instalações em Sant'Agata Bollognese, na Itália. Para isso foi preciso edificar uma nova linha de produção somente para o utilitário. Foi no mesmo local em que ocorreu, oficialmente, a apresentação do modelo.