Prevenção é o melhor remédio Antes de colocar a moto na estrada, é importante fazer uma checagem rápida nas luzes, pneus e combustível. Não esqueça

Publicação: 19/04/2018 09:00

Pode parecer batido, mas uma das principais causas de parar no meio da via com um imprevisto na motocicleta é a falta de observação no veículo antes de tirá-lo da garagem. Não é preciso ser nenhum mecânico ou especialista para verificar alguns itens essenciais.

Uma das partes mais importantes é a elétrica, que tem, entre os componentes, buzina, setas indicativas, farol e lanterna traseira. “Quando ligar a moto, é importante acender os faróis, tanto dianteiro quanto traseiro, acionar o freio para verificar a sua luz e o mesmo procedimento para a seta”, aponta o supervisor do Centro Educacional de Trânsito da Honda do Recife Marcelo Torres.

A falta de gasolina no meio da estrada é capaz até de causar acidentes, por isso o especialista reforça a importância de checar o componente. “As motos atuais possuem o marcador no painel, mas para as mais antigas vale simplesmente abrir a tampa, mexer um pouco a moto para ver se ainda existe o líquido”, aponta. Caso não veja o combustível, vá ao posto mais próximo.

Outro item de segurança que vale uma vistoria rápida antes de sair de casa é o conjunto de pneus. “O item possui uma marcação TWI que mostra quando o pneu chegou ao limite e no manual do proprietário existe a indicação de calibragem correta”, comenta Marcelo. Um pneu com calibragem incorreta pode dificultar o controle na hora da pilotagem, além de aumentar os gastos na hora da revisão. Por mais clichê que possa ser, vale lembrar que o seguro morreu de velho.