Tração permanente ou ESP? Sistemas ajudam na condução do automóvel em situações de perda do controle. Mas um não substitui o outro. Entenda as suas funções

Thainá Nogueira
thaina.nogueira@diariodepernambuco.com.br

Publicação: 24/05/2018 09:00

Investimentos no auxílio da condução estão cada vez mais em voga e isso não é novidade. No entanto, entender o que são e como funcionam os atuais recursos disponíveis que auxiliam a segurança, por exemplo, pode ser fundamental na hora de escolher o próximo carro. Exemplo disso é conseguir decifrar as siglas que remetem à estabilidade veicular. A priori, vamos perguntar, o sistema de tração integral permanente (AWD) substitui o ESP?

A maioria dos atuais veículos que não estão na categoria de entrada, que têm um requinte de premium, já contam de série com o ESP, ou ESC. O sistema atua em situações de perda de controle do carro. A sua principal função é reconduzir o automóvel à trajetória original em caso de desestabilização, seja ela no eixo traseiro ou dianteiro. A sigla vem do inglês Eletronic Stability Program, ou programa eletrônico de estabilidade.

Dessa forma, fica claro que o sistema independe do recurso de tração integral, ou AWD. Isso porque esse item está sempre em ação no veículo e redistribuindo a força nas rodas sempre que necessário. De acordo com o engenheiro mecânico Tomás Santos, a busca por um veículo com um dos dois itens não garante a total estabilidade do carro. “Os dois sistemas se complementam. O ESP entra em cena como uma segurança extra, porque qualquer perca de controle em um dos eixos, o carro já entende que tem que trabalhar para garantir a estabilidade e transferir a força para o lado contrário do lugar da instabilidade”, afirma. O engenheiro lembra que em veículos mais modernos, na situação de risco, toda a força do motor pode ser jogada para uma só roda. “Situação que normalmente acontece em pisos escorregadios ou em terrenos off road”, lembra.

As diferenças entre os dois itens só se somam. É que o sistema de tração integral normalmente não pode ser desativado. Os carros que contam com ele estão sempre prontos para ter forças distribuídas para trafegar em todo tipo de solo automaticamente. Já o ESC, pode ser ativado ou desativado facilmente na grande maioria dos veículos.

Além disso, o AWD se distingue do 4WD pelo fato de que nesse último os veículos  podem tracionar as rodas dianteiras ou traseiras. Esta variação pode ocorrer de forma manual ou automática, dependendo do modelo do veículo.