Uma seleção à altura Na hora de escolher o melhor veículo é preciso ponderar a sua finalidade e os seus custos

Débora Eloy
debora.eloy@diariodepernambuco.com.br

Publicação: 19/05/2018 09:00

Que os utilitários estão em ascensão no Brasil e no mundo não é mais novidade. O segmento caiu no gosto dos brasileiros e essa predileção já é reflexo nas concessionárias, que vendem cada vez mais SUVs. Sendo assim, fica fácil encontrar uma opção para cada bolso.

Sem deixar de lado o conforto e segurança, as ruas do Recife são um ótimo exemplo da utilidade que um utilitário pode ter. “A finalidade da procura por esse segmento é em relação a boa condição de rodagem para passar por buracos e desníveis na pista”, aponta o superintendente da Renault Regence, José Delrey. Várias são as opções dos SUV. O leque vai desde tração 4x4 e termina em luxo e esportividade. Conheça o perfil de alguns dos utilitários que já são xodós de alguns motoristas.

Ford EcoSport
Eleito o melhor SUV na Argentina, o Ford EcoSport foi lançado em 2003, baseado na segunda geração do Fiesta, surgida um ano antes. O modelo foi oferecido inicialmente com três opções de motorização e três acabamentos. Hoje em dia, os conjuntos mecânicos ficam a cargo da versão topo, Titanium 2.0, que alcança 175 cavalos e a opção Freestyle com três cilindros 1.5 Dragon de 137 cv.

Honda HR-V
Atualmente vendido em quatro versões, o HR-V tem preço sugerido partindo dos R$ 81.900. Inicialmente pensado para o mercado japonês, o compacto foi lançado em 1999 e, em 2005, a Honda resolveu parar a produção, voltando a linha de produção apenas 10 anos depois, em 2015, aqui no Brasil, já como modelo 2016. Seu ponto forte mesmo é o estilo e a sofisticação.

Jeep Renegade
Utilitário de entrada da Jeep, que divide espaço nas lojas com Compass, o Renegade chegou pensado para o Brasil e, não à toa, é um dos modelos mais procurados. Prova disso é que o utilitário praticamente dobrou o número de vendas entre os meses de fevereiro e março. De 2.200 unidades emplacadas no segundo mês no ano, o Renegade subiu para 4.252 unidades no mês passado.

Nissan Kicks
Responsável por 46% das vendas da marca no ano passado, o Nissan Kicks agrada de fora pra dentro. O modelo chama a atenção por um design mais ousado e diferente, e convence pelo interior que conta com diversas opções de acabamentos e tecnologia. O utilitário já chegou a ser vendido a cada 10 minutos na América Latina. O motor da opção de entrada é um 1.6 16V de 114 cv.

Hyundai Creta
Lançado oficialmente no Brasil no final de 2016, o Hyundai Creta estreou aqui no mercado com cinco opções de configurações. Apesar de já ser comercializado há algum tempo em outros países, o Creta chegou redesenhado para ressaltar a modernidade da montadora.  Depois de retirar do mercado a opção Pulse 2.0, a Hyundai anunciou, em março, a versão Pulse Plus 1.6.

Renault Captur
Apresentado pela primeira vez no Brasil em fevereiro do ano passado, o SUV da Renault chama a atenção pelo design inovador. Com preços que se encaixam na faixa do valor cobrado pelos principais concorrentes, o Captur compartilha muitos aspectos com o Duster, como a mecânica, mas se diferencia de cara pelo visual. Atualmente, o preço do SUV fica na casa dos R$ 84.900.