Jaguar Elétrico e bem divertido Jaguar I-Pace dá adeus a gasolina, etanol e diesel. Carro 100% elétrico é surpreendente e chega em novembro ao Brasil. Acompanhe nossas impressões direto e Portugal

Jorge Moraes
Enviado especial

Publicação: 16/06/2018 03:00

Algarve (Portugal) - Espere tudo do Jaguar I-Pace. Absolutamente tudo de um carro que irá seduzi-lo pelo design, pela inteligência e silêncio a bordo. Os ingleses apresentaram, na última quinta-feira, aqui em Portugal, na região do Algarve, a nova aposta global da marca absolutamente correta com o futuro. O carro 100% elétrico dá literalmente adeus a todo tipo de combustível fóssil, resolve a sua vida e ainda posa de SUV mas está mais para crossover.

Da planta de Graz, na Áustria, direto para o Brasil, no fim do ano, em novembro, o I-Pace de 400 cavalos de potência e torque de 70 quilos instantâneos é uma fera. Você vai ter tempo de dar o primeiro suspiro e pronto: 0 a 100 Km/h em 4,8 segundos no carrão que pesa 2.208 quilos e tem 95% da carroceria em alumínio. O desempenho de esportivo é tão surpreendente que a arrancada merece ser feita todas as vezes que você parar no sinal sem ninguém na sua frente. Em silêncio absoluto desde o momento que você pisa no freio e aperta o botão de partida.

Equipado com uma bateria íon de lítio de 90kWh formada por 432 células e capacidade térmica de bom isolamento, o I-Pace roda e garante autonomia de aproximados 480 quilômetros. Isso porque os dois motores elétricos idênticos ficam na base de cada eixo do automóvel, o que permite equilíbrio nas curvas e sem contar o jogo de tração nas quatro rodas. Gente! Pilotei na cidade, estrada, off road, dentro de um rio raso, claro, e no autódromo de Algarve chegando a máxima de 200 Km/h. Que pista! Carro bom de curva.  

Para abastecer, o carregador de 100 kW permite energia de 80% da bateria em até 40 minutos. Mas você tem que andar muito para reabastecer porque 400 quilômetros em uso urbano, por exemplo, com a possibilidade de regeneração da força pelo freio a motor rende muito. Ah! Para carregar na tomada de casa, os 80% de carga são alcançados em 10 horas. Vá dormir e deixe ligado.

Zero emissões e transmissão de velocidade única. Aperte apenas os botões porque a alavanca das marchas sumiu. Drive, neutro, ré e estacionamento são alguma das funções e botões do console central que ainda controla a tração, suspensão e o modo de condução do motorista. Tudo exibido na tela do painel. O crossover que do lado de fora é estiloso e sensual calça rodas aro 22 polegadas de um bom gosto que merece meus cumprimentos. O rendimento é de alta performance e a rolagem do veículo é macia. Mas saiba também que o carro freia muito. O sistema de parada também é eletrônico e combina com a frenagem regenerativa. A engenharia distribuiu o peso de 50:50 e um centro de gravidade 130 milímetros mais baixo que o primo F-Pace. Detalhe: vai querer ouvir um som que substitua o ronco do motor e do escape? Escolha isso no painel e tenha uma leve impressão do “barulho”.