Os bicos injetores são autolimpantes Responsáveis fazer a dosagem certa do combustível, os bicos não requerem manutenção, mas precisam de atenção em algumas situações específicas

Publicação: 18/07/2020 03:00

Os bicos injetores são peças fundamentais para o bom funcionamento do veículo. Eles são pequenas válvulas de acionamento elétrico e têm a função de assegurar a dosagem correta de combustível que o motor precisa para começar a funcionar e manter o veículo em movimento quando está sendo utilizado. A manutenção dos bicos da injeção eletrônica só deve ser realizada quando existir um grande acúmulo de sujeira, quando o veículo já é bastante rodado e passou por diversas situações severas. Além de precisar de uma atenção especial quando o condutor não conhece bem a procedência do combustível que foi utilizado

O funcionamento desse sistema de dá através da quantidade certa de combustível passada ao motor para acontecer a combustão. A injeção das minúsculas gotas acontece através dos orifícios dos bicos que são extremamente pequenos. Por causa disso, minúsculas sujeiras podem obstruir os condutores. Essas impurezas podem entupir parcial ou totalmente os injetores prejudicando a saída do combustível para o motor, o que pode causar aumento no consumo, falhas na aceleração e perda de potência.

Dessa forma, ao invés de limpar os bicos injetores, o condutor deve apostar na manutenção preventiva. Trocar o filtro regularmente e abastecer em postos de confiança podem fazer com que o motorista não precise realizar a limpeza dos bicos. Mas em alguns casos é bom dar uma checada no equipamento. A partir de 10 mil km é necessária a limpeza de bico de forma preventiva, para não gerar dor de cabeça no futuro.

O pior adversário de um bico injetor limpo é o combustível que entra no veículo. É ele que pode causar o entupimento do sistema. Quando o combustível colocado nos carros não é de boa qualidade, isso deixa resíduos no motor, que são chamados popularmente de “borra” e isso faz com que altere a injeção de combustível. Essas sujeiras nem sempre são derivadas de casos de adulteração, muitas vezes a gasolina e o álcool podem ser contaminadas durante o processo de transporte e armazenamento até chegar aos postos.

Por isso é importante sempre trocar o filtro de gasolina de acordo com a indicação do fabricante, é ele que evita a chegada da sujeira aos bicos injetores. Em média, o filtro deve ser substituído a cada 10 mil quilômetros.

Para dar uma amenizada no acúmulo de borra que afeta as válvulas injetoras, uma dica é utilizar combustível aditivado, gasolina ou álcool, que evita que o sistema de injeção eletrônica sofra interferência que afete seu desempenho. Isso porque na aditivada são encontradas substâncias que ajudam na remoção de resíduos do sistema de injeção eletrônica.

As válvulas são autolimpantes e não precisam passar pelo processo. Mas é impossível controlar a qualidade do combustível que sai das bombas dos postos de gasolina para o tanque do veículo. Os fabricantes dizem que não é preciso fazer a limpeza dos bicos, mas o grande vilão que gera esse serviço é a má qualidade do combustível que pode deixa resíduos e prejudica a saúde do motor.
 
DICAS

  • Não utilizar o veículo em curtas distâncias

  • Abastecer sempre em postos de procedência garantida

  • Prefira sempre uma gasolina confiável

  • Manter as manutenções em dia