Um Jeep Tamanho família
Conforto e versatilidade são as palavras-chave do Jeep Commander, o "irmão maior" do Compass, também fabricado em Goiana
Pedro Ivo Bernardes
Publicação: 09/03/2024 03:00
Fabricado em Goiana, Zona da Mata Norte de Pernambuco, o Commander é o “irmão maior” do Compass. O jipão mede 4,77 m de comprimento, 1,86 m de largura e 1,68 m de altura. Além disso, com uma distância entre-eixos de 2,79 m, o modelo oferece a opção de transportar sete passageiros ou, com os dois bancos extras rebatidos, acomodar 661 litros de bagagem no porta-malas.
É bem verdade que os dois bancos da terceira fileira são bem mais indicados para transportar crianças, já que os adultos ficam com o conforto bem comprometido. No entanto, a segunda fileira pode ser deslocada para a frente ou para trás, buscando o equilíbrio para acomodar todos os ocupantes.
Na versão testada pelo Diario, a topo de linha Overland Turbodiesel 4x4, o propulsor 2.0 turbodiesel de 170 cavalos e 38,7 kgfm de torque garante o bom desempenho, tanto na estrada quanto na cidade. Na estrada, o assistente de saída de faixa alerta o motorista para alguns deslizes na condução que possam trazer riscos de acidente, no entanto, as estradas brasileiras carecem de mais cuidado na sinalização horizontal para tornar o mecanismo mais eficiente. No offroad, o Jeep Commander Overland possui força suficiente e as opções de tração 4x2, 4x4 e 4x4 reduzida (indicada apenas para situações mais extremas) dão segurança.
Nos ciclos urbanos, o sistema hold é uma boa opção para os congestionamentos do dia a dia. Quando o carro está parado, o recursos mantém a inércia até que o condutor acione o pedal do acelerador para a saída. Além de mais conforto, já que não é preciso ficar acionando o pedal do freio, reduz o desgaste dos componentes do câmbio automático e do sistema de embreagem.
A bordo do SUV família da Jeep, conforto e versatilidade são as palavras-chave. O nível de acabamento é impecável. A suspensão torna praticamente imperceptíveis as pequenas falhas da pista (mas claro que as crateras comuns nas nossas estradas não têm como passar despercebidas). O nível de ruído é reduzidíssimo, o que permite apreciar melhor a qualidade dos sistema de som Harman Kardon, integrado ao sistema de infoentretenimento que permite, por exemplo, a conexão de dois dispositivos simultâneos. Um para a conexão ao sistema Apple Carplay ou Android Auto e outro para gerenciar as playlists da viagem.
O teto solar panorâmico da versão Overland é um atrativo à parte, se estendendo desde a primeira fileira de assentos à fileira sobressalente. Já o consumo não foi lá tão agradável. Considerando o valor atual do diesel, em geral mais caro que a gasolina, as marcas de 12 km/l na estrada e 9,5 km/l na cidade não são muito animadores.
(Veículo cedido pela Jeep Italiana)
É bem verdade que os dois bancos da terceira fileira são bem mais indicados para transportar crianças, já que os adultos ficam com o conforto bem comprometido. No entanto, a segunda fileira pode ser deslocada para a frente ou para trás, buscando o equilíbrio para acomodar todos os ocupantes.
Na versão testada pelo Diario, a topo de linha Overland Turbodiesel 4x4, o propulsor 2.0 turbodiesel de 170 cavalos e 38,7 kgfm de torque garante o bom desempenho, tanto na estrada quanto na cidade. Na estrada, o assistente de saída de faixa alerta o motorista para alguns deslizes na condução que possam trazer riscos de acidente, no entanto, as estradas brasileiras carecem de mais cuidado na sinalização horizontal para tornar o mecanismo mais eficiente. No offroad, o Jeep Commander Overland possui força suficiente e as opções de tração 4x2, 4x4 e 4x4 reduzida (indicada apenas para situações mais extremas) dão segurança.
Nos ciclos urbanos, o sistema hold é uma boa opção para os congestionamentos do dia a dia. Quando o carro está parado, o recursos mantém a inércia até que o condutor acione o pedal do acelerador para a saída. Além de mais conforto, já que não é preciso ficar acionando o pedal do freio, reduz o desgaste dos componentes do câmbio automático e do sistema de embreagem.
A bordo do SUV família da Jeep, conforto e versatilidade são as palavras-chave. O nível de acabamento é impecável. A suspensão torna praticamente imperceptíveis as pequenas falhas da pista (mas claro que as crateras comuns nas nossas estradas não têm como passar despercebidas). O nível de ruído é reduzidíssimo, o que permite apreciar melhor a qualidade dos sistema de som Harman Kardon, integrado ao sistema de infoentretenimento que permite, por exemplo, a conexão de dois dispositivos simultâneos. Um para a conexão ao sistema Apple Carplay ou Android Auto e outro para gerenciar as playlists da viagem.
O teto solar panorâmico da versão Overland é um atrativo à parte, se estendendo desde a primeira fileira de assentos à fileira sobressalente. Já o consumo não foi lá tão agradável. Considerando o valor atual do diesel, em geral mais caro que a gasolina, as marcas de 12 km/l na estrada e 9,5 km/l na cidade não são muito animadores.
(Veículo cedido pela Jeep Italiana)