Peugeot 2008 mostra as garras Peugeot 2008 GT, versão testada por DP Auto, mescla requinte, performance e esportividade, sem descuidar em nenhum momento da segurança dos ocupantes

Pedro Ivo Bernardes

Publicação: 23/11/2024 03:00

O novo Peugeot 2028 é daqueles automóveis que quem é apaixonado por carro  entra e torce para  o trajeto não terminar. E se for a versão GT na estrada, então...  Equipado com o motor 1.0 Turbo 200, de 130 cavalos de potência e 200 Nm (20,4 kgfm) de torque, o modelo esbanja desempenho nas saídas e retomadas de velocidade, mantendo-se agarrado ao asfalto.

A sensação de estabilidade e  segurança está presente o tempo todo, seja nas curvas seja nas ultrapassagens. O sistema de assistência ao motorista contribui para garantir uma condução ainda mais segura, com itens como alerta de ponto cego, alerta de colisão, frenagem de emergência automática, detector de fadiga, farol alto automático, reconhecimento de sinalização de velocidade e alerta e manutenção de faixa. As funções completam os já conhecidos freios ABS com distribuição eletrônica da força de frenagem, programa eletrônico de estabilidade (ESP), acendimento automático das luzes de emergência em frenagens bruscas, piloto automático e limitador de velocidade.

Internamente, conforto e requinte são as palavras-chave do 2008 GT, a começar pelo painel de instrumentos 3D, no qual os ponteiros de velocidade e giro do motor parecem estar flutuando. O volante traz comandos para personalização do visor, controle de volume, do telefone, computador de bordo, além dos shift paddle na parte de trás para troca manual das marchas.

INTERIOR
A central de infoentretenimento, com tela touchscreen de 10,3, levemente inclinada para o motorista, reúne as configurações e informações do veículo e o espelhamento do smartphone por meio de conexão sem fio ao Apple Carplay e ao Android Auto. O teto solar pode ser usado também como teto panorâmico ou convencional, se a luminosidade incomodar.

O câmbio automático CVT de sete velocidades oferece três modos de condução, Automático, Manual e Sport. No modo Sport, a condução se torna mais agressiva, praticamente eliminando o delay entre o pisar no acelerador e ter a resposta do motor.  

A versão GT, topo da linha 2008, tem preço sugerido de R$ 169.990, R$ 20.000 acima da versão Allure (intermediária) e R$ 30.000 a mais que a Active (entrada). Há ainda a versão eletrica E-2008, ofertada por R$ 269.990.