Um Volks ousado A Volkswagen aproveitou o carnaval para apresentar seu novo SUV, o Tera. Modelo chega para disputar espaço com o Pulse, Kardiane, porque não, com o Basalt

Pedro Ivo Bernardes

Publicação: 08/03/2025 05:00

Novo Tera terá opções com motor 1.0 Turbo TSI, de 116 cavalos; o aspirado MPI 1.0, além de pacote ADAS e Outfit, que conferem mais segurança e estilo ao veículo (FOTOS: VOLKSWAGEN)
Novo Tera terá opções com motor 1.0 Turbo TSI, de 116 cavalos; o aspirado MPI 1.0, além de pacote ADAS e Outfit, que conferem mais segurança e estilo ao veículo

Aproveitando o carnaval, a Volkswagen acabou com o mistério envolvendo seu novo SUV cupê Tera, modelo 100% desenvolvido no Brasil e que é a aposta da marca para disputar o mercado com o Fiat Pulse, Renault Kardian e, quem sabe, com o Citroën Basalt. O novo modelo tem a proposta de ser o SUV cupê de entrada da marca no mercado brasileiro, que já conta com o Nivus.

O Tera fez sua aparição em plena Marquês do Sapucaí, como forma de reforçar sua identidade brasileira. Não foi a primeira vez que a Volks usou a estratégia, afinal o Gol, líder do mercado brasileiro por 27 anos, chegou ao mercado às vésperas da Copa do Mundo de Futebol de 1982, lembram?

Os preços, como era de se esperar, ainda não foram divulgados, afinal fazer suspense faz parte do negócio. No entanto, considerando os valores de entrada dos seus alvos - Renault Kardian, R$ 106.990; Fiat Pulse, R$ 107.990, e Citroën Basalt, R$ 91.990 - especula-se que os preços de suas versões variem da casa de R$ 90.000 a R$ 130.000, será?

Por falar em versões, o modelo contará com uma versão de entrada equipada com motor 1.0 aspirado, a MPI, e demais versões equipadas com o motor 1.0 turbo 170 TSI, já presentes em outros modelos da marca. O primeiro propulsor, o aspirado, entrega 84 cavalos de potência máxima e 10,3 kgfm de torque, quando abastecido com etanol. Já o turbo desenvolve, segundo dados da montadora, 116 cavalos de potência e 16,8 kgfm de torque. Há ainda a possibilidade de uma versão esportiva com o motor 250 TSI, mas não seria nada para agora.

Em sua primeira aparição, na passarela do samba, o Tera desfilou em três cores, batizadas de Vermelho Hypernova, Prata Lunar e Azul Ártico. A versão revelada no Rio trouxe  uma configuração com pacote ADAS, rodas de liga leve diamantadas, faróis e lanternas de LED, painel de instrumentos de dez polegadas, central multimídia VW Play Connect, carregamento de celular por indução, e controle de iluminação ambiente (Ambient Light).

A partir das imagens internas divulgadas, é possível deduzir que o modelo trará comandos dos vidros elétricos dianteiros e traseiros na porta do motorista, ar-condicionado eletrônico, tomada de 12 volts, duas entradas USB ao lado da alavanca de câmbio e um botão que parece ser de partida do motor.

Por enquanto estão confirmadas a versão TSI e os pacotes ADAS e Outfit, que aparecem no material de divulgação.  O ADAS inclui funções como monitor de pontos cegos, alerta de tráfego cruzado traseiro, alerta e assistente de manutenção de faixa. Já o Outfit é dedicado ao estilo, incorporando ao  veículo itens como rodas de liga leve com acabamento escurecido, detalhes externos na cor preta e acabamento interno diferenciado.