Jeep Avanger terá produção nacional
SUV compacto, que já é comercializado na Europa, chega ao Brasil no próximo ano
Pedro Ivo Bernardes
Publicação: 17/05/2025 03:00
![]() | |
Versão europeia conta com tela multimídia de 10,25 polegadas e porta-malas de 380 litros |
A chegada do Jeep Avenger ao Brasil foi confirmada, na última semana, que o SUV compacto Avenger será fabricado no Brasil a partir de 2026. O modelo, no entanto, não sairá do polo automotivo de Goiana por dois motivos. Primeiro, a planta da Stellantis em Pernambuco já opera em sua capacidade máxima, em três turnos, produzindo cinco modelos de três marcas: Jeep Renegade, Jeep Compass e Jeep Commander, Fiat Toro e Ram Rampage.
Segundo, porque o Avanger usa uma plataforma diferente da utilizada nesses modelos, a CMP, que a mesma dos veículos da Peugeot Citroën (PSA), fabricada na unidade de Porto Real, no Rio de Janeiro.
Outro dado revelado pela Stellantis, como parte das comemorações dos dez ano do polo automotivo de Goiana, foi a continuidade da linha Renegade, que era alvo de especulação de que seria descontinuada com a chegada do novo SUV compacto.
AVENGER
A Jeep não adiantou mais detalhes sobre a versão brasileira do seu novo SUV compacto, apenas que continuará sendo montado sobre a plataforma CMP, desenvolvida originalmente pela PSA, no entanto, os detalhes do modelo em comercialização na Europa oferece alguns indicativos do que podemos esperar. Inicialmente, vemos a tradicional grande com sete fendas (utilizada desde o histórico Jeep Willys Chapéu de Couro, que também foi fabricado em Pernambuco) com apresentação mais estreita e integrada aos faróis.
A caixa de rodas trapezoidal, outra símbolo da marca, segue firme no novo modelo, assim como as laternas traseiras com configuração em X, como a do Renegade, que faz alusão aos velhos tanques de combustível dos Willys.
Internamente, o modelo europeu traz painel de instrumentos digital, de 7 polegadas, e central de infoentretenimento com tela de 10,25 polegadas. Em termos de espaço interno, a montadora destaca a funcionalidade e a capacidade de armazenamento nos porta-objetos do interior do veículo. O porta-malas não é dos maiores, oferecendo capacidade de 380 litros.
Já em termos de motorização, o Avanger nacional deve adotar o 1.0 turbo T200, já utilizado em outras marcas do grupo. Possivelmente entre as versões do modelo, pelo menos uma deve utilizar a motorização híbrido leve, com sistema de 48V já utilizado nos Fiat Fastback e Pulse.
Saiba mais...
Renegade ganha série Willys 10 anos