Na trilha da Jeep em Pernambuco Como parte das comemorações dos 10 anos do Polo Automotivo de Goiana, a montadora promoveu a trilha Jeep Nature em Aldeia, reunindo os fãs da marca

Pedro Ivo Bernardes

Publicação: 03/05/2025 03:00

Modelo, equipado com motor Hurricane 2.0 turbo, conta com sistema que aciona a tração 4x4 automaticamente (FOTO: JEEP/DIVULGAÇÃO e PEDRO IVO BERNARDES/DP)
Modelo, equipado com motor Hurricane 2.0 turbo, conta com sistema que aciona a tração 4x4 automaticamente

A Região Metropolitana do Recife recebeu, no último fim de semana, a trilha do Jeep Nature, evento promovido pela montadora para reunir os fãs da marca e, em geral, verdadeiros apaixonados pela aventura. O encontro aconteceu em Aldeia, no município de Camaragibe, e também serviu para dar a largada nas comemorações do aniversário de 10 anos do Polo Automotivo da Stellantis em Goiana, inaugurado em abril de 2015.

A trilha preparada para os “jeepeiros” percorreu trechos da Mata Atlântica, com rotas específicas para os veículos 4x2, 4x4 e Desafio. Esta última trilha foi voltada ao off-road extremo, encarada apenas por modelos como o SUV Wrangler, a picape Gladiator e os clássicos Jeep Willys - levados ao evento pelo Clube de Fãs Jeep Willys.  Os Willys foram também uma atração à parte, ficando expostos antes e depois do passeio.

A TRILHA

A convite da montadora, a reportagem de DP Auto participou do encontro a bordo de um Jeep Commander Blackhawk, topo de linha equipado com o potente motor Hurricane.

A largada foi dada no KM-5 da PE-027, mais conhecida como Estrada de Aldeia, que liga os municípios de Camaragibe e Araçoiaba, seguindo por estradas de barro com pedras, lama,  pontes estreitas, subidas e descidas íngremes. Enfim, quase todos os ingredientes amados pelos trilheiros - faltou apenas a travessia de um riacho para dar um pouco mais de adrenalina ao encontro.

O Compass Blackhawk guiado pela reportagem não fez feio. Ao contrário, venceu com louvor todos os obstáculos encontrados. O único momento que exigiu um pouco mais de braço do piloto aconteceu em um trecho enlameado que fez o veículo patinar e deslizar um pouco de lado, mas nada que comprometesse a continuidade do percurso.

O VEÍCULO

Equipado com o motor Hurricane 2.0 Turbo, o Compass Blackhawk desenvolve 272 cavalos de potência máxima e torque de 40,8 kgfm disponíveis a partir das 3.000 rotações. Ou seja, força de sobra para qualquer missão. Entre os seus atributos off-road estão a distância livre do solo de 1,98 metro (m), ângulo de ataque de entrada de 21,7 graus e ângulo de saída de 28,5 graus.

Isso sem falar nas assistências de subida e descida em rampas e na Trac%u0327a%u0303o 4x4 Jeep Active Drive Low, que apresenta o eixo traseiro e a unidade de transferência de força (PTU) desconectáveis com gestão autônoma, que aciona a tração nas quatro rodas automaticamente quando a situação exigir.