Tudo pronto para chegada do Boreal Modelo da Renault chega para preencher uma lacuna na gama da marca, a de veículos médios. O Boreal mira concorrentes como Jeep Compass e Corolla Cross

Pedro Ivo Bernardes

Publicação: 19/07/2025 03:00

Lanternas traseiras chegam à tampa do porta-malas, que por sua vez tem 522 litros de capacidade. Modelo traz faróis de led bi partidos, interior espaçoso e bastante tecnologia embarcada (FOTOS: RENAULT/DIVULGAÇÃO)
Lanternas traseiras chegam à tampa do porta-malas, que por sua vez tem 522 litros de capacidade. Modelo traz faróis de led bi partidos, interior espaçoso e bastante tecnologia embarcada

Tudo pronto para o tão esperado lançamento do Renault Boreal, novo SUV da marca francesa voltado aos mercados fora da Europa. Posicionado no segmento C (veículos médios), o modelo chega para preencher uma lacuna na gama de automóveis da montadora num segmento que está em alta e é extremamente estratégico.

O BOREAL
Agora vamos ao Boreal. De para-choque a pára-choque são 4,56 metros (m), 1,84 m de largura, 1,65 m de altura e 2,70 m de entre-eixos. O que isso significa? Essas medidas sugerem bom espaço interno e conforto para os ocupantes. No quesito comodidade e entretenimento, o SUV traz painel de instrumentos digital com tela de 10 polegadas e tela do sistema de infoentretenimento também de 10 polegadas, posicionadas lado a lado.

Carregamento de celular por indução, duas entradas USB-C no console central e outras duas na parte traseira, além de saídas de ar para os ocupantes dos bancos traseiros também são destaques. O sistema multimídia é baseado no Google Automotive, que traz os aplicativos nativos, além de apps disponíveis na Google Play, dispensando o uso do celular, mas se o condutor fizer questão, ainda é possível fazer conexão com Apple Car Play e Android Auto.

O sistema de som, fornecido pela Harman Kardon Premium, que integra dez alto-falantes, contou com consultoria do músico francês Jean-Michel Jarre, desde o formato e posicionamento dos alto falantes à calibração do software. Ainda no habitáculo do veículo, a iluminação interna conta com 48 cores customizáveis.

Mecânica
Sob o capô, o Boreal traz o novo motor 1.3 TCe, de 163 cavalos na versão flex (para o mercado brasileiro) e até 270 Nm de torque. Acoplado, o veículo traz câmbio automático de seis velocidades e dupla embreagem banhada a óleo. São cinco modos de condução: Eco, Comfort, Sport, Perso e Smart. Este último, por meio de algoritmo, adapta automaticamente os parâmetros do veículo (direção, resposta do motor e iluminação ambiente) à situação de condução.

Segurança

No quesito segurança ativa, o modelo integra 24 funções de assistência ao motorista, como alerta e assistente de manutenção em faixa, alerta de ponto cego e de trânsito traseiro cruzado, frenagem automática de emergência e sistema de parada de emergência - que mantém o veículo na faixa e reduz sua velocidade até a completa parada. O sistema entra em ação no caso de identificação da inatividade do motorista.