BADALADO » Brasília Teimosa na rota da vida noturna recifense

Publicação: 24/08/2018 03:00

Desde que surgiu como uma ocupação em 1947, Brasília Teimosa mantém uma forte relação com o mar. Boa parte da economia do bairro da Zona Sul do Recife é voltada para o comércio de frutos do mar, com bares e restaurantes recheados de petiscos marítimos. Um dos estabelecimentos mais badalados na atualidade foi inaugurado como um ambiente gastronômico. O Biruta Bar e Comedorias funcionou entre 1994 e 2016 no número 13 da Rua Bem Te Vi. Após encerrar as atividades, o proprietário André Araújo decidiu alugar o local para produtoras de eventos, fazendo Brasília Teimosa fincar um ponto na rota da vida noturna recifense.

Uma das produtoras que costuma utilizar o local é a Golarrolê, responsável por festas como Ôdara Odesce, Maletida e Brega Naite. Allana Marques, empresária do selo, explica que chegou ao Biruta por acaso. “A festa Ôdara Odesce - Tropicalismo Selvagem é feita no Catamarã. No entanto, estávamos procurando um local fechado para realizar o evento no período de chuva. Chegamos no Biruta porque, além de coberto, ele tem um clima muito tropical, casando com a experiência que pretendemos ocasionar.”

O ambiente conta com uma parede de vidro que deixa o sol entrar quando amanhece. Também existem algumas áreas ao ar livre. “Quando tem festa lá, as pessoas costumam dizer que o ‘after’ já está pronto. Muitos continuam tomando drinks por ali, tem aquela galera que se joga no mar, e assim vamos criando pequenas culturas”, continua Allana, que agora usa o local mensalmente para produzir a Maletida, com set list de pop.

A um quilômetro, existe outro estabelecimento também bastante ligado ao mar e que movimenta a área com festividades: o estaleiro Ecomariner (Rua das Oficinas, 15), que atua há mais de 20 anos no segmento de barcos de passeio. Sua localização permite visualizar, simultaneamente, a Bacia do Pina, o Rio Capibaribe e o Cais José Estelita. “Tínhamos afinidade com eventos, mas foi um amigo que já atuava no ramo que nos apontou o potencial do local. Em 2010, demos o pontapé e estamos no ramo até hoje”, diz Aníbal Pinteiro, sobrinho do fundador do estaleiro e produtor do selo WeDo - responsável pelos eventos no local.

A Ecomariner já recebeu artistas como Wesley Safadão, Simone e Simaria, Saulo, Bell Marques, Gabriel Diniz e Sorriso Maroto. Na música eletrônica, Vintage Culture, José Pinteiro, Jopin, Ed e Korossy são constantes na line up. “Procuramos entregar uma experiência, seja num samba de fim de tarde ou em eventos com grandes atrações”, diz Aníbal, que expandiu negócios para o litoral sul de Pernambuco com a WeDo na Praia. (Emannuel Bento)