Carnaval de PE vira manifestação nacional A lei que trata a festa, e também de expressões culturais icônicas como o frevo e o maracatu, foi sancionada ontem e valoriza ainda mais os festejos no estado

Publicação: 23/05/2025 03:00

O frevo, como um dos ícones principais do carnaval, também é beneficiado pela lei (SANDY JAMES/DP FOTO)
O frevo, como um dos ícones principais do carnaval, também é beneficiado pela lei

Agora, é oficial. O Carnaval de Pernambuco é uma manifestação de cultura nacional. A lei que determina esse reconhecimento foi sancionada, ontem, pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Uma das justificativas é a relevância da manifestação, que tem no frevo e em suas sombrinhas e no maracatu, com seus tambores, os principais expoentes.

A nova legislação foi publicada no Diário Oficial da União. Ela consagra a festa nas ladeiras de Olinda e nas ruas do Bairro do Recife. O reconhecimento engloba expressões icônicas como o frevo, o maracatu, o caboclinho e outras tradições que fazem do carnaval pernambucano um espetáculo único, carregado de história, resistência e identidade popular.

INICIATIVAS
A partir de agora, essa riqueza imaterial passa a ter respaldo legal, fortalecendo iniciativas de preservação e fomento à cultura regional. Em nota, o ministro do Turismo, Celso Sabino, destacou a importância do reconhecimento para o fortalecimento do turismo cultural no país. “A valorização da nossa cultura, nossos ritmos e nossa história é estratégica para marcarmos o Brasil como um país plural que atrai, a cada ano, mais visitantes do mundo todo”, explicou o ministro

Com a promulgação da lei, o Carnaval de Pernambuco ganha um novo status, reforçando sua importância no cenário cultural brasileiro e assegurando maior apoio para sua preservação e promoção.

FREVO
O projeto que deu origem à lei é de autoria da senadora Teresa Leitão. A proposta foi submetida no Dia do Frevo, em 9 de fevereiro de 2023. Na época, ela ressaltou que projeto era simples, “mas carregado de simbolismo e de muita afetividade”, sendo um reconhecimento de “toda essa força criativa, da multiculturalidade que faz o carnaval de rua de Pernambuco ser reconhecido no mundo inteiro”.

A expectativa é de que a nova legislação possa valorizar ainda mais a cultura pernambucana. “Essa lei pode render dividendos de mais visibilidade. Isso é importante para toda a cadeia produtiva que envolve o Carnaval e, ao mesmo tempo, pelo símbolo e significado para a nossa cultura”, afirmou.