Yamandu Costa é acusado de violência física e sexual Vítima é uma mulher com quem o músico se relacionou em Lisboa, segundo a denúncia feita por ativista portuguesa. Em nota, músico negou as acusações

Jorge Cosme

Publicação: 15/05/2025 03:00

Músico afirmou que irá colaborar com as autoridades (DIVULGAÇÃO)
Músico afirmou que irá colaborar com as autoridades
O músico gaúcho Yamandu Costa, de 45 anos, está sendo acusado de cometer violência física, psicológica e sexual contra uma mulher com quem se relacionou em Lisboa, Portugal. Por meio de nota, o violonista ganhador do Grammy Latino disse negar veementemente as alegações e repudiar qualquer tipo de violência.

A vítima não teve a identidade revelada. A denúncia foi divulgada no último sábado pela ativista portuguesa Inês Marinho. Segundo Inês, Yamandu se relacionou com a mulher por três meses. “No dia 1º de maio deste ano, em Lisboa, Yamandu agrediu esta mulher em frente ao filho dela”, relatou em vídeo publicado no Instagram.

A ativista contou também que, no dia seguinte, o compositor agrediu novamente a mulher com um tapa em um bar, com várias pessoas presenciando a agressão. “Esta sobrevivente também relata ter sido abusada sexualmente por Yamandu enquanto estava inconsciente, depois dele ter dado comprimidos para dormir”, acrescentou.

Enquanto relatava a denúncia, a ativista apresentava prints de uma conversa em espanhol que teriam acontecido entre a vítima e o músico. Nos trechos, Yamandu teria afirmado que saiu do controle. “Já há uma denúncia formal com provas, mas os processos legais são muito demorados e a fama não pode proteger esses agressores”, afirmou.

DEFESA

Em nota divulgada pela defesa do artista, ele diz ter recebido as acusações com perplexidade e tristeza. “Nego veementemente o teor delas, como também repudio qualquer tipo de violência”, declarou no texto.

“Aproveito a oportunidade para me solidarizar com as mulheres vítimas de abusos e informar que colaborarei integralmente com as autoridades competentes para o esclarecimento dos fatos”, acrescentou. A defesa de Yamandu está sendo realizada por Antônio Carlos de Almeida Castro, conhecido como Kakay.