Publicação: 04/07/2025 03:00
![]() | |
Na serra catarinense, temperaturas chegaram a -10,4ºC |
O Brasil tem registrado as temperaturas mais baixas da história, com -10,4ºC em Bom Jardim, na Serra Catarinense, e frio recorde em São Paulo, com máxima perto dos 10ºC. Enquanto isso, o verão europeu continua a causar temperaturas bem acima da média, com termômetros marcando mais de 40ºC.
Segundo especialistas, eventos climáticos extremos - como ondas de calor, fortes tempestades e estiagens severas - vão se tornar cada vez mais comuns em várias partes do mundo, incluindo o Brasil. Ainda segundo os especialistas, as ondas de calor no hemisfério Norte ficam mais frequentes e chegam cada vez mais cedo, expondo os impactos das mudanças climáticas. Para piorar, isso eleva o risco de incêndios.
A onda de calor é o resultado do que é conhecido como domo de calor - uma poderosa área de alta pressão na atmosfera. Ela faz com que o ar desça, se comprima e aqueça, suprimindo nuvens e resultando em sol forte.
“O futuro próximo para a Europa é sombrio. Seca e calor impulsionados por combustíveis fósseis só vão piorar mais rapidamente. Não há volta nisso - apenas aumento contínuo”, disse, nas redes sociais, Peter Carter, diretor do Climate Emergency Institute. (Da redação com Estadão Conteúdo)
Saiba mais...
Queda de temperatura na RMR seguirá até agosto