Lula anuncia linha de crédito de R$ 30 bilhões
Presidente vai assinar hoje Medida Provisória com as medidas para minimizar o efeito do tarifaço para as empresas brasileiras exportadoras para os EUA
Publicação: 13/08/2025 03:00
![]() | |
Lula: objetivo é apoiar principalmente os pequenos |
“As grandes (empresas) possuem mais poder de resistência. Ninguém ficará desamparado diante das taxações do presidente Trump. Vamos cuidar dos trabalhadores dessas empresas e procurar outros mercados”, afirmou.
O presidente disse que a equipe dele está elaborando uma lista de produtos que antes eram vendidos aos EUA e que poderão ser direcionados a outros países. Segundo ele, a iniciativa estará vinculada à geração de empregos e à ampliação da presença brasileira no comércio internacional.
Lula também destacou que o governo vai adotar um “padrão de briga” na Organização Mundial do Comércio (OMC), defendendo que disputas comerciais sejam resolvidas no órgão. O presidente mencionou ainda a possibilidade de estabelecer reciprocidade nas relações com os Estados Unidos, inclusive com mudanças em compras governamentais e incentivo ao conteúdo nacional.
O presidente disse, ainda, esperar encontrar Trump para uma conversa “como dois chefes de Estado e cidadãos civilizados” e revelou ter enviado uma carta formal solicitando resposta do governo norte-americano, enquanto sua equipe mantém diálogo com autoridades dos Estados Unidos para tentar reverter os prejuízos. (Correio Braziliense)
Saiba mais...
Relatório dos EUA critica o Brasil