Terceiro navio made in PE vai ganhar os mares
Petroleiro Dragão do
Mar será entregue
à Transpetro pelo
Estaleiro Atlântico
Sul na próxima quarta
ROCHELLI DANTAS
rochellidantas.pe@dabr.com.br
Publicação: 10/04/2014 03:00
![]() | |
Zumbi dos Palmares, o segundo navio da lista de encomendas do EAS, foi entregue em maio do ano passado |
Mais um navio com a marca pernambucana ganhará os mares. Na próxima quarta-feira, o Dragão do Mar – terceiro navio construído pelo Estaleiro Atlântico Sul (EAS) – será entregue à Transpetro, subsidiária da Petrobras. O petroleiro será o primeiro a ficar pronto depois que a empresa entrou em acordo com a Transpetro e conseguiu reaver os contratos de 12 navios. Eles estavam suspensos devido ao atraso de mais de um ano na entrega da primeira embarcação, o João Cândido.
O último navio a ganhar os mares foi o Zumbi dos Palmares, em maio do ano passado. Seguindo o cronograma traçado na época, o Dragão do Mar foi lançado ao mar para ajustes em agosto do ano passado e retornou ao dique em dezembro para os últimos testes. Desde então, o EAS aguardava que a Transpetro agendasse a data de entrega, que contará com a presença da presidente Dilma Rousseff.
Assim como os outros dois petroleiros já entregues, é Dragão do Mar é do tipo suezmax. Isso significa que ele possui mais de 274 metros de comprimento e boca modelada (largura) de 48 metros. Além disso, o petroleiro possui porte bruto de 157,7 mil toneladas e capacidade para transportar um milhão de barris, o que representa mais de 45% da produção diária de petróleo no país.
Ao todo, a Transpetro encomendou dez navios do tipo suezmax ao EAS. O próximo na lista de entregas é o Henrique Dias, que aguarda a saída do Dragão do Mar para entrar na fase final de testes. Em breve, este navio deve ser lançado ao mar (fase onde são identificados possíveis problemas e realizados os ajustes necessários). A previsão é de que a entrega seja realizada no segundo semestre deste ano.
O Dragão do Mar é a sétima embarcação do Programa de Modernização e Expansão da Frota (Promef) a entrar em operação. Outros navios do programa que já estão operando são os suezmax João Cândido (maio/2012) e Zumbi dos Palmares (maio/2013) e os navios de produtos Celso Furtado (novembro/2011), Sérgio Buarque de Holanda (julho/2012), Rômulo Almeida (janeiro/2013) e José Alencar (janeiro/2014).
O EAS tem prazo até 2019 para concluir os navios restantes e contratados dentro do Promef. Nos galpões de construção, três outros navios do tipo suezmax, que ainda não foram batizados, estão ganhando forma. Além desses, os seis mil trabalhadores que atuam no local estão envolvidos na construção de dois navios sondas, encomendados pela Sete Brasil.