Yes, temos cosméticos Marca do segmento de beleza está há 14 anos no mercado, sob a direção de Ketty e Cândido Espinheira

MARIANA CLARISSA
ESPECIAL PARA O DIARIO
marianaclarissa.pe@dabr.com.br

Publicação: 13/04/2014 03:00

Adriano Neves explica como a marca enveredou para as lojas físicas, com a entrada de um novo sócio (PAULO PAIVA/DP/D.A PRESS)
Adriano Neves explica como a marca enveredou para as lojas físicas, com a entrada de um novo sócio
Perfumes, produtos de higiene pessoal, hidratantes corporais, acessórios para a make up e as desejadas maquiagens. Ao longo dos anos o mercado dos cosméticos cresce em faturamento e alcance de público em média 10% ao ano. Diante dessa realidade e com experiência no ramo, o casal Ketty Espinheira e Cândido Espinheira resolveu desbravar o universo da beleza e criou há 14 anos a marca Yes Cosmetics!. “Foram sete anos dedicados a uma outra empresa do mesmo segmento. Tínhamos experiência e um desejo de ter algo nosso. Abrimos e começamos a vender os produtos porta a porta”, conta o empresário.

Em 2000, a dupla deu início às atividades, com apenas seis funcionários e 27 produtos à venda, 15 batons e 12 deo colônias. “A aceitação do público foi tão boa, que em três meses a gente já tinha um cadastro de mais de três mil revendedoras”, ressalta Cândido Espinheira. Hoje, a Yes Cosmetics tem cerca de 200 funcionários, um catálogo com mais de 600 produtos, 400 pontos de vendas no país e 100 mil revendedores.

Há dois anos, a Yes resolveu dar um passo a mais no negócio e decidiu que a entrada no varejo aproximaria o cliente à marca. O impulso da abertura das lojas físicas foi dado no início do ano passado, quando o empresário Richard Saunders entrou como sócio da marca visando ampliar o raio de atuação da empresa. “A sociedade foi oriunda de uma parceria com a Yes e a Eletroshop, marca que Richard é dono. A proposta inicial era colocar um quiosque de vendas da linha no feirão, que é realizando todo final do ano, como atrativo a mais para o cliente. Porém, com o sucesso das vendas, houve a proposta e a sociedade foi feita”, explica o diretor comercial, Adriano Neves. Colocando os planos em prática, a Yes Cosmetics! via a primeira unidade da linha aberta no Shopping RioMar.

Hoje, a empresa conta com 23 lojas espalhadas pelo Recife e uma expectativa de inauguração de mais de 100 novas unidades até o final do ano. “Estamos com a previsão de abrir no dia 20 deste mês uma loja na nova etapa do Shopping Tacaruna”, pontua Neves. Outro formato de venda física são os quiosques. “É uma forma de estar próximo ao consumidor onde não conseguimos ter lojas.” Atualmente, a marca conta com cinco instalações desse tipo em estabelecimentos comerciais.

Com uma média de crescimento de 30% ao ano, a empresa pretende até o final de 2015 multiplicar as lojas no estado, atingir o índice de 10% de vendas no e-commerce e lançar mais produtos em novos segmentos, como a proposta de itens de proteção solar. “Sou carioca e Ketty é paulista, mas estamos em Pernambuco a quase 20 anos. A produção da Yes está toda aqui, apenas com a fábrica em São Paulo por questões logísticas e de fornecedores. Criamos a empresa no estado e nos produtos colocamos toda a regionalidade local”, diz Cândido Espinheira.