Elas ainda conseguem garantir um final feliz Videolocadoras resistem aos DVDs piratas e filmes online apostando em novos serviços, além da tecnologia Blu-ray para atrair clientes

MIRELLA FALCÃO
mirellafalcao.pe@dabr.com.br

Publicação: 08/05/2014 03:00

Game Vídeo Locadora apostou no Blu-ray (DEBORA ROSA/ESP. DP/D.A PRESS)
Game Vídeo Locadora apostou no Blu-ray
Já não se encontra uma videolocadora em cada esquina como antigamente. O mercado, prejudicado inicialmente pela pirataria dos DVD’s, agora sofre um novo abalo pela concorrência com a TV a cabo e com sites de exibição de filmes online como o Netflix. De acordo com as empresas que ainda estão em atividade, ainda há uma clientela que não abre mão do velho hábito de ir às locadoras escolher o seu filme. Investir em novos serviços, como o delivery, e transformar parte da loja em uma pequena conveniência são estratégias para compensar a perda do faturamento nos aluguéis dos vídeos. A popularização da tecnologia Blu-ray também tem garantido a manutenção do negócio. Há lojas em que já supera o DVD.

Sérgio Silveira, dono da SMS Vídeo Locadora e ex-presidente da extinta Associação Pernambucana de Vídeo Locadoras, conta que o mercado foi achatado. “Já chegamos a ter 420 empresas. Hoje, temos somente 12 marcas”, conta ele. Quem está sustentando esse tipo de negócio atualmente? “Um público maduro, que passa o dia no computador e quando chega em casa não quer ter o trabalho de acessar algo para ver um filme. Ainda tem os consumidores que não querem ficar esperando o filme ficar disponível no site ou na tevê. O tempo entre o cinema e as locadoras ainda é o mais rápido”, comenta o dono da locadora de 27 anos de mercado.

Fernando Machado ainda vai à locadora (DEBORA ROSA/ESP. DP/D.A PRESS)
Fernando Machado ainda vai à locadora
Mesmo sendo usuário de Netflix e da TV a cabo, o aposentado Fernando Marques, 54 anos, não abandona a locadora. “Vou quase toda semana. Gosto muito de pegar séries, porque não gosto de ficar esperando a exibição dos capítulos. Prefiro ver a temporada completa”, comenta ele. Há ainda um grupo de consumidores que está abandonando a TV por assinatura para que os filhos passem menos tempo na frente da televisão, segundo Geraldo Camelo, sócio da Unika Locadora, no mercado desde 2003. “Essas pessoas estão voltando a alugar os filmes”, conta ele.

A tecnologia Blu-ray também foi a redenção do setor. “Tem uma mídia virgem mais cara, sendo R$ 20 contra os R$ 0,70 do DVD. Alguns aparelhos não aceitam cópias”, comenta Camelo. “A procura cresceu muito com o Blu-ray 3D. Há muitos clientes equipando suas casas com home theaters e televisores de última geração”, comenta Eduardo Lemos, sócio da Game Vídeo Locadora, com 22 anos de atuação e 4 unidades no Recife e Jaboatão. Em algumas lojas, a procura do Blu-ray já supera o DVD, chegando a 60% das locações na SMS, por exemplo. Em geral, a locação do Blu-ray custa o mesmo que o DVD.

Para compensar a queda nas locações, as locadoras também estão se transformando em pequenas conveniências, com a venda de bebidas, comidas e guloseimas. A Unika prepara até açaí para viagem. Já a Game Vídeo oferece pipoca grátis aos sábados para os clientes.