E tudo começou em casa... Ciafit surgiu para aproveitar a área externa onde morava a fundadora, nos anos 1990, no Cordeiro, e agora já são duas academias no Recife

PEDRO MAXIMINO
pedromaximino.pe@dabr.com.br

Publicação: 20/07/2014 03:00

Sócios na Ciafit desde 2013, Levi Júnior e Ranieri Borba administram as academias, no Cordeiro e no Espinheiro (JÚLIO JACOBINA/DP/D.A PRESS)
Sócios na Ciafit desde 2013, Levi Júnior e Ranieri Borba administram as academias, no Cordeiro e no Espinheiro
Uma questão de comodidade que acabou se tornando uma oportunidade de negócio. Essa é a história da Ciafit, academia inagurada em 1991 no bairro do Cordeiro e que hoje conta com uma segunda unidade, no Espinheiro. O empreendimento iniciou dentro da casa de Rosi Egito, a fundadora. “Começou meio sem querer. A casa tinha uma piscina e um grande espaço livre no primeiro andar, então Rosi aproveitou esse espaço para ter aulas de ginástica aeróbica, natação e hidroginástica”, conta Levi Júnior, sócio da Ciafit e filho de Rosi. “Com o tempo, cada vez mais gente começou a procurar as aulas.”

Ao oferecer a prática de exercícios físicos dentro de casa, Rosi descobriu que estava suprindo uma necessidade que a população do Cordeiro tinha. “Foi no início dos anos 1990 que o segmento de academias começou a crescer no Brasil, mas no bairro do Cordeiro ainda não havia muitas opções.” Com o empreendimento crescendo, a família precisou se mudar e deixou o espaço da casa apenas para a academia, que hoje é conhecida como unidade Caxangá, por estar próxima da avenida de mesmo nome.

Sociedade
Rosi começou tomando conta do negócio sozinha, mas por já estar responsável por outro empreendimento, uma escola, precisou de sócios. Inicialmente os escolhidos foram os filhos dela, Levi e Fábio Ferreira. Em 2013, devido à nova unidade no bairro do Espinheiro, Ranieri Borba entrou para a sociedade. “O mercado de fitness ainda está em expansão. Muita gente procura praticar exercícios e fugir do sedentarismo, então aproveitamos a oportunidade e fomos para a Zone Norte do Recife”, conta Borba. Foram investidos R$ 2 milhões na unidade do Espinheiro.

No mercado há 22 anos, a academia precisou passar por mudanças para se adaptar às novidades do setor, que hoje é bastante concorrido. Uma dessas adaptações foi no nome. Antes de ser Ciafit, a academia era Companhia dos Atletas. “Muita gente chamava apenas de ‘cia’ ”, conta Júnior. “Modernizamos a marca e apresentamos um nome mais simples de se falar.”

Agora, os sócios se preparam para o próximo passo: abrir uma unidade da Ciafit no bairro de Boa Viagem. Júnior diz que “a marca já está presente na Zona Norte e na Zona Oeste, então agora o destino é a Zona Sul.” Eles procuram um lugar para instalar a nova unidade, que deve ser implementada até o final de 2015.

Perfil

Academia Ciafit

1991
Inauguração

90
funcionários

3.500
alunos

R$ 2 milhões
investimento na unidade Espinheiro

1,5 mil m2
espaço em cada unidade