Foco no empreendendorismo Terceira edição da Campus Party Recife tem como objetivo principal transformar ideias em negócios. O evento reúne 4 mil campuseiros

ROCHELLI DANTAS
SÁVIO GABRIEL
economia.pe@dabr.com.br

Publicação: 24/07/2014 03:00

Filipe Magalhães, da startap Say2you, espera conseguir financiamento de R$ 300 mil durante a Campus Party (BLENDA SOUTO MAIOR/DP/D.A PRESS)
Filipe Magalhães, da startap Say2you, espera conseguir financiamento de R$ 300 mil durante a Campus Party
Empreendedorismo. Esta é a palavra da vez na 3ª Campus Party Recife, que acontece até o próximo domingo no Centro de Convenções de Pernambuco. Nesta edição, a ideia é ir além do uso de uma conexão ultraveloz. O foco estará na troca de informações com o objetivo de transformar projetos em negócios. Para tanto, o evento haverá contará com um espaço especial para Startup & Makers na Open Campus. No local, 50 startups brasileiras, sendo 32 pernambucanas, terão uma área de participação exclusiva e contarão com auxílio de 30 mentores.

Uma das startups presentes na Campus Party será a pernambucana Say2you, que está no mercado há dois anos. A empresa criou um sistema de atendimento ao cliente que pode ser utilizado por diversos estabelecimentos comerciais, como lojas e restaurantes. “A nossa expectativa para o evento é excelente. Viemos para cá com o objetivo de conseguirmos um investimento de aproximadamente R$ 300 mil”, explica o diretor financeiro da empresa, Filipe Magalhães. A contrapartida oferecida pela empresa é de um retorno até dez vezes superior ao montante investido, num prazo de um a dois anos. “Esperamos sair daqui pelo menos com algo concreto e encaminhado”, afirma Magalhães.

Dentro do conceito de empreendedorismo, um dos assuntos que será desenvolvido é o de “internet das coisas” (unir o mundo físico ao digital, de forma que, por meio das tecnologias, as pessoas sejam capazes de interagir entre si e também com os objetos ao redor). Neste sentido, o Centro de Inovação da Telefonica Vivo, principal patrocinadora do evento, irá promover um hackaton (maratona de programação) colocando à disposição dos campuseiros um kit contendo um microcontrolador baseado em tecnologia Arduíno, com sensores diversos embutidos para captura de dados externos, um microprocessador e conectividade 4G.

“Quando levamos esse equipamento para a Campus Party São Paulo, era apenas um microcontrolador. Ao sair de lá, ele já ganhou outros itens. O desafio aqui será transformar ainda mais este equipamento com soluções inovadoras”, afirmou o presidente da Telefônica Vivo, Antonio Carlos Valente. Os melhores desenvolvedores ganharão prêmios. A empresa também irá promover um programa de embaixadores de internet das coisas, que dará prêmios diários aos participantes.