CERVEJA » Uma loira gelada e artesanal

Publicação: 14/06/2015 03:00

Daniel Wolf calcula que, até o fim deste ano, serão 70 lojas em todo o país (MESTRE-CERVEJEIRO.COM/DIVULGAÇÃO)
Daniel Wolf calcula que, até o fim deste ano, serão 70 lojas em todo o país
O segmento de cervejas artesanais no Brasil é um mercado em expansão. De olho no vácuo deixado pelo setor, sobretudo no Nordeste, a franquia paranaense Mestre-Cervejeiro.Com abre duas unidades no Recife. A primeira loja será inaugurada em Casa Forte, na segunda quinzena de junho, e ofertará para o apreciador da bebida uma carta com 600 rótulos, entre nacionais e importados, com preços que variam entre R$ 9 e R$ 250. Já a segunda loja em Boa Viagem e deve ser inaugurada ainda neste ano, mas sem data definida.

Segundo a Associação Brasileira de Cerveja Artesanal, o segmento ainda não representa nem 1% do mercado de cervejas no Brasil, mas cresce 40% ao ano. Foi essa pouca concorrência que atraiu os olhares dos sócios Manoel Francisco Quintas e Dalila Maia, franqueados da loja de Casa Forte. “Eu sou consumidor de cervejas artesanais e sentia falta da diversidade aqui no estado, tanto de lojas especializadas quanto de rótulos. Fiz uma aposta empreendedora para esse segmento”, explica Quintas. Segundo ele, o investimento na marca foi de R$ 120 mil.

A rede de franquia de cervejas artesanais, que completou dez anos em 2014, tem 15 pontos de venda em todo o Brasil. Mas, segundo o proprietário da rede e sommelier de cerveja, Daniel Wolf, até o fim de 2015 serão 70 lojas em todo o país. “Dezoito contratos já estão fechados e os outros em negociação. O produto é novidade para muitos brasileiros.” Ele define o perfil do público como aquele que aprecia gastronomia, gosta de viajar, de promover jantares em casa e consome vinhos. “Nosso público, em geral, não é o cervejeiro de boteco, mas aquele que quer ter uma experiência sensorial com a bebida e consumir uma diversidade de rótulos.”

A empresa, que começou no e-commerce, pretende promover a cultura da cerveja no país. Segundo Daniel Wolf, durante o treinamento com os franqueados, eles aprendem técnicas de degustação da cerveja, harmonização e empreendedorismo. (Rosália Vasconcelos)