Aplicação na construção de veículos

Publicação: 24/07/2016 03:00

Celso Morassi, supervisor de modelação de Design Workshop da Fiat Chrysler Automobilies (FCA), adianta que a impressão 3D já é uma realidade na produção automobilística da empresa no Brasil e economiza tempo e dinheiro. “No Centro de Pesquisa & Desenvolvimento Giovanni Agnelli, na fábrica da FCA em Betim (MG), temos duas impressoras 3D, capazes de imprimir em 12 horas um modelo que, antes, poderia demorar alguns dias para ficar pronto. O modelo é impresso com grande precisão em náilon altamente resistente e leve, que pode ser livremente lixado e pintado, o que pode resultar numa peça em tamanho real visualmente idêntica à original que será produzida”, reforça.

Na área de protótipos, essas peças podem ser utilizadas em testes funcionais, facilitando, assim, a visão da peça final injetada. Segundo Morassi, a tecnologia 3D é revolucionária e vem conquistando novas aplicações. “A variedade de soluções desenvolvidas por meio da impressão 3D pode ser imensa.” E a Fiat afirma ainda que é possível que a fábrica de Pernambuco, em Goiana, Zona da Mata Norte, venha utilizar as máquinas na produção local também. O uso, porém, está em análise e não tem previsão.

Para Jacques Barcia, consultor de tendências do Porto Digital, a tecnologia 3D será o componente essencial para a manufatura aditiva ou indústria 4.0, que utiliza prototipagem rápida, automação e comunicação entre as máquinas nos processos produtivos. “É um caminho sem volta. A máquina 3D, em alguns anos, talvez dez, será tão comum quanto as impressoras a laser de hoje. A fase de testes, inclusive, já passou. Hoje a fabricação digital é uma realidade. Todos os setores que precisam de protótipos vão se beneficiar. Aqui em Pernambuco, já temos visto usos em escritórios de design, arquitetura, hospitais, para próteses de ossos, além dos laboratórios como o LOUCO e o FabLab, que tornam o uso uma possibilidade bem mais barata.”