Importação cara

Publicação: 18/08/2017 03:00

A Câmara de Comércio Exterior vai decidir, na próxima quarta-feira, se a importação de etanol dos Estados Unidos voltará a ser tarifada em 20%. O aumento do imposto é uma reinvindicação do setor sucroenergético brasileiro e pode beneficiar cerca de 12 usinas de Pernambuco que deixaram a produção álcool anidro em segundo plano para focar no açúcar.

O estado responde por 3% desse mercado nacional, mas o número representa cerca de 70 mil empregos na Zona da Mata Sul. Se o anidro voltar a ser taxado, como está fazendo a China em 30%, a perspectiva de empregos crescerá no estado e no restante do país. Os EUA deixaram de pagar impostos na importação do álcool anidro - usado em cada litro de gasolina - desde 2013.

Segundo o deputado federal João Fernando Coutinho (PSB), vice-presidente da Frente em Defesa do Setor Sucroenergético, a proposta apresentada será decidida até quarta-feira da próxima semana, mas depende da aprovação de vários ministérios porque mexe com as relações comerciais. De acordo com o presidente da Federação dos Plantadores de Cana do Brasil, Alexandre Andrade, “se não houver uma atitude do governo, vamos perder várias indústrias no Nordeste”.