Temer pede discursos de apoio

Publicação: 14/09/2017 03:00

O presidente Michel Temer aproveitou um café da manhã com ministros e líderes da base do governo na Câmara dos Deputados para pedir aos aliados que rebatam discursos contra o governo e repitam dados sobre a melhoria da economia desde o ano passado. Em reunião realizada ontem, no Palácio da Alvorada, ele também pediu apoio para a aprovação de reformas e chegou a dizer que a votação dessas medidas não irá atrapalhar as pretensões eleitorais desses apoiadores em 2018.

Para Temer, é preciso que os membros do governo e da base repitam os resultados da economia, como se faz a um aluno na escola. “Se você faz um único discurso, fala uma única vez, no outro dia as pessoas já não sabem mais isso. Por isso, peço que parem, comparem com o que vinha acontecendo, e com as previsões do que há por vir”, disse o presidente, para uma plateia com 19 ministros e 17 deputados, segundo áudio divulgado pelo Palácio do Planalto.

Ele pediu às lideranças políticas que incentivem deputados e senadores a fazerem um “discurso de rebate” para contestar críticas ao governo. “Não podemos nos aquietar e ficar em silêncio quando ouvirmos coisas negativas. Enquanto as pessoas vão protestando, a caravana vai passando. O nosso objetivo é governar e esse é o legado que queremos deixar. Se nos envolvermos com outras questões, vamos nos embaralhar”, completou.

O presidente disse ainda que o objetivo da sua gestão é fazer um governo produtivo que tenha resultados que possam ser mostrados pelos aliados nas eleições do próximo ano. Ele inclusive falou que, nas últimas eleições, “candidatos que falavam mal do governo e das reformas” foram derrotados por candidatos que “prestigiaram as medidas do governo”. (AE)