Diario econômico

Rochelli Dantas - interina
rochelli.dantas@diariodepernambuco.com.br
diariodepernambuco.com.br

Publicação: 01/12/2017 03:00

Da teoria para a prática

Ainda este mês, começará a circular pelo Recife Antigo o primeiro ônibus elétrico. Com emissão zero, o veículo tem capacidade para rodar 250 quilômetros com apenas três horas de recarga. É o pontapé inicial de um projeto muito maior que tem como objetivo melhorar a mobilidade no estado e ainda contribuir para o meio ambiente. Não é um plano novo para o estado. A implantação de carros elétricos começou lá atrás, quando a BYD, empresa de mobilidade elétrica, levou veículos do tipo para a ilha de Fernando de Noronha. Por lá já são três ônibus elétricos e cerca de 40 carros circulando diariamente. Mas não dá para comparar o trânsito da ilha com o da capital pernambucana. Por aqui, o tempo de espera nas ruas e avenidas é bem maior. Por isso, apesar de um sonho antigo, a operação local é inicial e com percalços ainda desconhecidos. Após iniciar a operação pelo bairro do Recife Antigo, o projeto passará por uma série de testes. De início, a  Prefeitura do Recife quer colocar o ônibus elétrico como sombra de outros ônibus, com o objetivo de coletar informações que vão gerar relatórios. São essas informações que vão subsidiar tomadas de decisão no futuro. Após os ajustes necessários, o projeto será replicado para outros pontos da cidade. Aí sim sairemos da teoria para a prática. Por enquanto, o que sabemos é que esses veículos são mais limpos, com menos ruídos e se tornam uma alternativa para integrar uma rede de transporte público. Sim, por enquanto uma alternativa. Faltam os relatórios, que apontarão os prós e contras do projeto. Só os testes mostrarão os ajustes e trarão os dados necessários para que a meta se concretize e tenhamos um trânsito mais limpo.

Noronha na Forbes
Pernambuco entrou na lista da revista norte-americana Forbes. A Baía dos Porcos, na ilha de Fernando de Noronha, ocupa a sexta posição entre as 50 melhores praias do planeta. Segundo a publicação, o destino merece estar na lista dos turistas de todo o mundo. A matéria faz referências a tranquilidade encontrada em toda a ilha de Fernando de Noronha, lembrando também a limitação de visitantes diários e os atrativos do arquipélago.

Perdemos para Paraíba...
Ficará em Alhandra, no estado da Paraíba, a fábrica da cervejaria capixaba Experta, um investimento de R$ 100 milhões. A prospecção ficou a cargo da consultoria Dimer & Fialho, que negociou junto com alguns estados do Nordeste. Terreno, incentivo fiscal agressivo e logística foram os atrativos apresentados pelo governo do estado vizinho. Por lá, as negociações duraram apenas 20 dias.

...mas não tudo
Mesmo após a decisão, ainda temos chance de captar investimentos do tipo. Segundo Jadir Rocha, um dos sócios da consultoria, há negociações em curso com fornecedores de matéria-prima, equipamentos e insumos para fomentar a cadeia produtiva do setor cervejeiro. "Pernambuco tem todo o potencial para acolher empresas desse porte", ressalta. A unidade que será construída na Paraíba terá capacidade para produzir 1 milhão de litros/mês.

Planejamento e corrupção
O TCE-PE julgou, ao longo deste ano, 12.180 processos, realizou 1.540 auditorias e sua atuação resultou em mais de R$ 130 milhões em benefícios financeiros para o estado. O balanço foi apresentado durante o XIV Seminário de Planejamento Estratégico do Tribunal, realizado esta semana. Vale lembrar que a eleição para o biênio 2018-2019 aconteceu na última quarta-feira e o futuro presidente, Marcos Loreto, já adiantou que será “intransigente no combate à corrupção” e que vai ampliar as auditorias in loco.

Movimentação recorde
O Porto de Suape registrou em outubro a melhor movimentação histórica mensal. Foram 2.326.798 toneladas no período. Esta é a melhor marca alcançada pelo atracadouro pernambucano desde 2010. O performance é atribuída, sobretudo, pela movimentação de granéis líquidos (combustíveis, álcool, óleos, gás e produtos químicos) e pelo aumento da circulação de veículos.

Contêineres em alta
O crescimento da carga e descarga de contêineres foi outro fator que contribuiu para a elevação dos números da movimentação em Suape. Neste caso, no acumulado do ano (janeiro a outubro), 379.466 TEUs foram movimentados. O aumento é de 19,5% em relação aos mesmos meses de 2016. Esta semana o navio de contêiner Diego Garcia atracou no Tecon Suape. A passagem marca a viagem inaugural do gigante que atualmente navega sob bandeira de Portugal. Daqui, o navio seguiu para Pecém.