Turismo tem bom desempenho

Publicação: 15/12/2017 03:00

A atividade turística de Pernambuco vem apresentando um bom desempenho diante de um cenário nacional de retração para o setor. De acordo com a Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), nos nove primeiros meses deste ano, o estado de Pernambuco foi o único do Nordeste a apresentar um crescimento no Índice das Atividades Turísticas (Iatur).

O crescimento foi de 7,4%, superando estados como Bahia, que cresceu 1,4%, e Ceará, com crescimento tímido de 0,3%, e o próprio país, que registrou queda de -6,5%. Os números da receita gerada pelos serviços ofertados pelas empresas que desempenham atividades turísticas também tiveram impacto positivo.

No acumulado de janeiro-setembro de 2017, Pernambuco apresentou um índice de 16,8%, mais uma vez superior ao índice geral do país que teve crescimento de 3,9%, no mesmo período. Pernambuco também segue à frente na receita quando comparado à Bahia, com o índice de 9%, e Ceará, com índice de 10,6%.

“A movimentação de passageiros no principal portão de entrada de Pernambuco ratifica os consistentes investimentos do governo do estado no turismo. O foco tem sido a construção de uma atividade perene, estrategicamente pensado para os visitantes, por isso o estado tem se destacado. As novas rotas têm atraído mais turistas e gerado impacto econômico significativo”, avaliou o secretário estadual de Turismo e Lazer, Felipe Carrreras.