GRAVATÁ » Começa hoje primeira Expoagro

Publicação: 21/02/2018 03:00

Considerada o maior centro de criação de equinos do Nordeste, a cidade de Gravatá, no Agreste do estado, recebe a partir de hoje a primeira edição do Expoagro Gravatá. O evento deve reunir 200 expositores de cinco estados da região, que vão apresentar ao público cerca de 700 animais, entre equinos, caprinos e ovinos. A expectativa é de que sejam movimentados R$ 3 milhões em negócios.

Promovido pela Sociedade Nordestina dos Criadores (SNC) e pela Associação Pernambucana dos Criadores de Caprinos e Ovinos (Apecco), a feira segue até domingo e deve atrair 20 mil pessoas. “Gravatá é um importante polo de criação. A cidade não tinha uma exposição desse formato em seu calendário e a partir de agora o evento passará a ser realizado todos os anos”, disse o presidente da SNC, Emanuel Rocha. De acordo com ele, cerca de 28% dos animais em exposição serão cavalos da raça mangalarga marchador. “Nas próximas edições, teremos outras raças e também outros tipos de animais, como os bovinos”, adiantou.

Compra direta
A primeira edição da feira vai contar também com um espaço para compra de animais diretamente com o proprietário, sem intermediários. Haverá também cursos e treinamentos ligados ao setor pecuário e comercialização de animais de alta linhagem genética. “Nesta primeira edição, não teremos instituições financeiras participando da feira, mas quem precisar financiar pode procurar os bancos que já atuam na cidade”, disse Emanuel.

A programação ainda conta com um rally no qual participarão mais de 50 veículos de grupos pernambucanos e paraibanos. O evento acontecerá na PE-01, na altura do quilômetro 0,4, e a entrada é gratuita.