Petrobras reduz preço do diesel

Publicação: 24/05/2018 09:00

A Petrobras anunciou ontem uma redução de 10% nos preços do óleo diesel na refinaria e um congelamento desses preços por 15 dias para tentar amenizar a crise com os caminhoneiros. O presidente da Petrobras, Pedro Parente, fez questão de afirmar que a decisão foi tomada pela diretoria da empresa, e é uma medida temporária, uma contribuição para evitar mais transtornos, e que não se cogita mudar o modelo de reajustes adotado pela estatal - que acompanha a cotação do petróleo no mercado internacional.

Segundo o executivo, o prazo de 15 dias é suficiente para o governo negociar com os caminhoneiros. Passado o período, a companhia voltará à política anterior. “A atual política é mais acertada, porque o câmbio e as commodities mudam todo dia. São 15 dias para desanuviar o ambiente e para poder trabalhar”, disse o executivo.

Apesar da decisão, o presidente do Sindicato dos Caminhoneiros Autônomos do Distrito Federal, Edimar Rosa de Souza, disse que a greve deve continuar pelo menos até hoje à tarde. Estão agendadas duas reuniões para discutir o movimento. Ontem à tarde, representantes de 10 associações de caminhoneiros já tinham se reunido com o governo para discutir o assunto. Mas não houve acordo. O Planalto não apresentou uma proposta que fosse muito além de zerar a cobrança da Cide (uma tarifa que incide sobre os combustíveis), já anunciada na terçafeira e aprovada ontem na Câmara dos Deputados. (Da Agência Estado)