Pernambuco serve de exemplo

Publicação: 26/07/2018 03:00

O sucesso de Pernambuco no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) nacional recebeu atenção especial do encontro. O estado nos últimos anos assumiu a liderança no ranking de performance no recorte de ensino médio.

De acordo com Ricardo Paes de Barros, Pernambuco vai se distanciar ainda mais no primeiro lugar, com o lastro no ensino no tempo integral, hoje presente em 51% das escolas do estado. A sustentabilidade desse sucesso, porém, tem lacunas, que precisam ser preenchidas para validar o processo, como a melhoria no nível de aprendizagem e fortalecimento da educação no ensino fundamental.

“Pernambuco tem muito a ensinar. Já ficou claro que o ensino em tempo integral é o lastro do processo, confirmando que o aluno avança mais quando é cada vez mais exposto a atividades educacionais. As limitações aparecem quando se destrincha os números. O caso do Ideb, que mede aprendizagem e aprovação, merece atenção. Em aprovação, Pernambuco é um sucesso, mas, na aprendizagem, figura em décimo lugar em matemática e sétimo em português, o que mostra que tem muito a evoluir na forma que educa. Outro ponto é: Pernambuco é líder no ensino médio, mas é 17º em ensino fundamental, que é responsabilidade das prefeituras”.