AWS opera serviços na nuvem

Publicação: 17/11/2018 03:00

“Em 2006, a Amazon já era uma empresa muito bem consolidada. E a gente sabia que era um desafio muito grande lidar com (a montagem de) uma infraestrutura tecnológica. É muito trabalhoso e a gente imaginou que se tínhamos esse desafio, outras empresas também teriam.” Foi a partir dessa percepção, narrada por André Nazareth, líder da equipe de desenvolvimento de negócios da AWS para startups no Brasil, que nasceu a Amazon Web Service (AWS), em 2006.

Pioneira no setor, a empresa é uma subsidiária da Amazon pontocom e atua no segmento de computação em nuvem, que são serviços entregues pela internet e pagos por demanda. São produtos ligados a armazenamento, bancos de dados, redes, ferramentas de gerenciamento, segurança e outros. Para o porta-voz da companhia, uma das principais vantagens oferecidas aos clientes é a redução imediata da necessidade de provisionamento na hora de realizar a implantação ou o crescimento de um negócio. “Quando você não precisa provisionar o que vai gastar, isso automaticamente acelera a inovação dentro das empresas”.

PERNAMBUCO
Em Pernambuco, um projeto que começou em 2011, pelas mãos de seis amigos da Universidade Federal de Pernambuco conta com tecnologia AWS. A In Loco Mídia desenvolveu uma tecnologia para localização interna que possibilita determinar os lugares que um consumidor visitou e as marcas com as quais ele se relacionou para oferecer a publicidade mais assertiva para o seu momento de compra. Tudo isso por meio do telefone celular. Esse projeto já impacta mais de 50 milhões de usuários com publicidade móvel.

CAPACITAÇÃO
Além disso, a empresa vem atuando na capacitação de recursos humanos, através de iniciativas como o AWS Academy e o AWS Educate, que disponibiliza aos alunos e professores os recursos necessários para acelerar o aprendizado relacionado à nuvem. No Brasil, há 91 instituições de ensino participando, entre elas a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Instituto Federal de Pernambuco (IFPE) e a Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE).

o repórter viajou a convite