Inovação que favorece e valoriza a leitura

Publicação: 17/11/2018 03:00

Dentro de uma lógica completamente inovadora nasceram dois importantes projetos da companhia. O Kindle Unlimeted, um serviço de assinatura de livros, em que o cliente paga uma mensalidade e pode ler o livro que quiser entre os mais de um milhão de títulos disponíveis na plataforma, e a editora Kindle Direct Publishing, ou simplesmente KDP.

A KDP é uma ferramenta criada para permitir a publicação de livros diretamente pelo autor, sem necessidade de intermediários. O serviço, que já descobriu inúmeros novos escritores faz girar, não só a roda de negócios da empresa, como também a das editoras.

Embora os números relativos ao negócio não sejam divulgados, uma estatística mostra a força dessa iniciativa e o quanto ela pode impactar o mercado editorial. A cada 100 livros mais vendidos pelo site da Amazon, 30 são de escritores que se lançaram através da KDP. Por isso, a plataforma vem funcionando também como um bom filtro para as próprias editoras, que identificam a partir dela potenciais novos talentos.

“Muitas vezes é alguma obra que não faz sentido para linha editorial das editoras e que no KDP, ela tem espaço. Com isso, os leitores conseguem descobrir novas obras, novos gêneros...”, afirma Talita Taliberti, gerente de Kindle Direct Publishing.

De acordo com Talita, a KDP não tem filtro para selecionar os conteúdos a serem publicados. No entanto, há um forte trabalho que envolve inteligência artificial e humana no sentido de garantir que o material submetido pelos novos escritores esteja adequado à legislação e não seja plágio de outros livros.

O processo de submissão dos livros é simples, rápido e sem custo inicial para o autor. Basta acessar a plataforma, preencher as informações solicitadas e enviar o arquivo do livro (que pode estar em word mesmo). “O autor tem controle total da sua obra. Ele faz tudo com o máximo de autonomia”.