Publicação: 26/01/2019 03:00
Apesar do bom desempenho dos produtos licenciados no varejo, para a presidente da Abral, Marici Ferreira, a modalidade ainda é pouco explorada no país. “O licenciamento de marcas ainda é pouco conhecido pela maioria dos empresários, e há muito para se desenvolver em vários aspectos”, diz ela.
Parte disso se explica pela rapidez da transformação digital e dos hábitos de consumo. De acordo com a executiva, a tendência para a indústria de licenciamento é buscar uma atuação 360 graus da marca, ou seja, aquela capaz de interagir e se relacionar com o cliente por meio das diversas plataformas disponíveis, como lojas físicas, lojas on-line, apps, celulares, redes sociais e eventos.
O sucesso ou fracasso de um produto licenciado, de acordo com a presidente da Abral, depende mais de decisões estratégicas do que apenas na escolha de um bom personagem. “Quem vai investir nessa área precisa ter ‘feeling’, já que as empresas devem estar atentas aos novos licenciamentos em um mercado em que as crianças já querem na loja o produto assim que um game ou desenho animado começa a ficar famoso.”
Há diversos fatores envolvidos no processo de licenciamento. “Trabalhar com artigos licenciados é mais do que simplesmente vender produtos”, afirma Felipe Rossetti, sócio-fundador da Piticas, empresa especializada em estampas de camisetas. “Na verdade, o que você está oferecendo às pessoas é a emoção que aquela marca ou personagem representa em suas vidas.”
Parte disso se explica pela rapidez da transformação digital e dos hábitos de consumo. De acordo com a executiva, a tendência para a indústria de licenciamento é buscar uma atuação 360 graus da marca, ou seja, aquela capaz de interagir e se relacionar com o cliente por meio das diversas plataformas disponíveis, como lojas físicas, lojas on-line, apps, celulares, redes sociais e eventos.
O sucesso ou fracasso de um produto licenciado, de acordo com a presidente da Abral, depende mais de decisões estratégicas do que apenas na escolha de um bom personagem. “Quem vai investir nessa área precisa ter ‘feeling’, já que as empresas devem estar atentas aos novos licenciamentos em um mercado em que as crianças já querem na loja o produto assim que um game ou desenho animado começa a ficar famoso.”
Há diversos fatores envolvidos no processo de licenciamento. “Trabalhar com artigos licenciados é mais do que simplesmente vender produtos”, afirma Felipe Rossetti, sócio-fundador da Piticas, empresa especializada em estampas de camisetas. “Na verdade, o que você está oferecendo às pessoas é a emoção que aquela marca ou personagem representa em suas vidas.”
Saiba mais...
Multiplicação do faturamento bilionário