Sugestões: Etiene Ramos (dpempresas@diariodepernambuco.com.br)
Publicação: 01/06/2019 03:00
Mais compartilhamento
O coworking Workhall, inaugurado em 2016 no Shopping ETC, nos Aflitos, está terminando as obras da sua segunda unidade na Zona Norte do Recife. Com inauguração marcada para julho, o novo espaço será no Parnamirim e terá 15 salas privativas, mesas individuais, sala de reunião e uma varanda gourmet climatizada. A varanda é uma ideia das sócias Daniela de Melo, Mariana de Melo e Maria Carolina Pimentel para favorecer a integração e o atendimento dos usuários. Estimativas do setor indicam que o uso de escritórios compartilhados no Brasil cresceu 500% nos últimos três anos, um reflexo da economia de até 50% que estes ambientes representam para empresas e profissionais liberais e autônomos.
Dental Santé investe em novo conceito
A clínica Dental Santé, aberta no ano passado em Jaboatão dos Guararapes pela odontóloga Juliana Leite e o engenheiro Augêncio Leite, trouxe para Piedade um conceito inovador de atendimento, unindo saúde e estética orofacial num mesmo endereço. Com um investimento inicial de R$ 1 millhão, os empresários oferecem atendimento odontológicos para crianças a partir dos seis meses, além de adultos e idosos. Entre os serviços, o checkup digital é um dos mais requisitados. Ele identifica problemas bucais na fase iniciail, evitando consequências em outras áreas do corpo que podem levar a dores e tratamentos caros e demorados.
Construtechs
Levantamento realizado pela Construtech Ventures aponta que até 2020, 8% das startups vão atuar como construtechs, empresas que levam tecnologia para a construção civil e, até 2050, segundo pesquisas, vão dominar todas as etapas das obras. De olho no potencial do mercado, a rede de franquias RenoveJÁ, construtech que realiza reformas e manutenções, inaugura nova unidade no Recife e pretende abrir cinco operações em Pernambuco, até 2020, com investimento de R$ 500 mil. A marca oferece dois modelos de negócio: home office e loja, que pode ser operado dentro de home centers, com investimento inicial que varia de 15 mi a 50 mil reais.
Forró do Taca
O Shopping Tacaruna lança hoje campanha para festejar o São João e o Dia dos Namorados, colocando todo mundo para dançar forró nos finais de semana de junho. Aos sábados os shows são para os adultos, começando com Geraldinho Lins, e na sequência virão Jorge de Altinho, Fulô do Mandacaru, Petrúcio Amorim e a banda Mel com Terra, sempre às 19, no rooftop do shopping. Aos domingos, no mesmo local, a partir das 17 horas, Tio Bruninho anima as crianças. Até o dia 12, serão distribuídos dois mil pares de ingressos. Cada cliente que apresentar notas de compras a partir de R$ 100,00 tem direito a um par de ingressos para os shows de forró, os infantis são gratuitos.
Mundo Kids e Mercado PP
A produtora Juliana Martins e a influenciadora digital Nina Lacerda comandam a Feira Baby Kids, de 26 a 28 de julho, no Terraço de Eventos do Shopping Center Recife. Com mais de 60 fornecedores confirmados, divididos em 1.200 metros quadrados, a terceira edição da feira abre espaço para mães empreendedoras à frente do Mercado PP, projeto que reúne iniciativas locais com produtos refinados pensados para os seus filhos. Com estandes esgotados, a produção espera movimentar cerca de R$ 600 mil em negócios. A feira conta ainda com uma programação de palestras e workshops.
Preço do leite reage
Depois que o preço do leite passou de R,98, por litro, em março, para R$ 1,18, em abril, os produtores pernambucanos esperam novo aumento em maio. Mesmo abaixo do preço do Sudeste, em torno de R$ 1,60, o presidente do Sindicato dos Produtores de Leite de Pernambuco, Saulo Malta, diz que a tendência é de melhora. Um dos motivos é o aumento da alíquota interestadual do ICMS, de 12% para 18%, aplicada às indústrias na importação do leite de outros estados, além da alteração publicada pelo governo do Estado, em maio, determinando a cobrança antecipada do ICMS aos fabricantes que comprarem leite de outros estados.
Energia Solar
A pernambucana Insole, há cinco anos atuando na área de energia solar, inaugurou seis lojas em maio – uma em Belo Horizonte e as demais em Caruaru, Carpina, Vicência, Garanhuns e Petrolina, que ganhou sua segunda unidade. Até o fim do ano, a previsão é inaugurar outras 50 lojas. No ano passado, a empresa lançou um modelo inovador de Usina Solar para geração remota já instalado na fábrica da Bom Leite, em São Bento do Una, e para o Grupo Figueiras Calçados, em Afogados da Ingazeira. A Insole agora faz financiamento direto aos clientes, como uma espécie de fintech voltada à energia solar.
100% Cacau
A produção de chocolates da Mondelez International já usa 43% de cacau proveniente de fontes sustentáveis. A fábrica de Pernambuco, em Vitória de Santo Antão, vai receber parte do cacau sustentável do Cocoa Life, o programa global de sustentabilidade da empresa, para a produção de marcas icônicas de chocolates como inovações de Bis, Sonho de Valsa e Ouro Branco. A meta da companhia é que, até 2025, 100% do cacau necessário para as suas marcas venham do programa. No Brasil, o Cocoa Life está na Bahia no projeto “Renova Cacau”, parceria com a Universidade de Santa Cruz e o Centro de Inovação do Cacau; e no Pará, com a The Nature Conservacy (TNC), no projeto “Cacau Floresta”, que promete investir cerca de US$ 600.000 até 2022 na capacitação dos produtores e criação de comunidades de cacau prósperas e independentes.
Cachaça Brasil
O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento lançou, na última terça, o Anuário da Cachaça Brasil 2019, um levantamento do setor que tem 3.648 cachaças e 1.862 aguardentes de cana registradas no país e, de acordo com o Instituto Brasileiro da Cachaça, emprega mais de 600 mil brasileiros. Presente no lançamento, na Confederação Nacional da Agricultura, em Brasília, a diretora de Relações Internacionais da Pitú, Maria das Vitórias, comemorou novas premiações na New York International Spirits Competition (NYISC). A cachaça branquinha e a Premium Gold receberam as medalhas double-gold e bronze, respectivamente. A Pitú também venceu na categoria Cachaça do Ano.
Alles Blaus
O empresário Leonardo Lamartine, do grupo Bonaparte, vai lançar a cerveja artesanal Alles Blaus na ABF Expo 2019, a feira da Associação Brasileira de Franchising (ABF) que acontece, de 26 a 29 de junho, no Expo Center Norte, em São Paulo. A cerveja faz parte de um novo projeto de Lamartine, a consultoria Microbrew Franchising-MBF, uma parceria com o mestre cervejeiro Luciano Fialho e o advogado tributarista Jadir Rocha. Juntos vão dar suporte aos franqueados que podem começar com um investimento de R$ 60 mil numa microcervejaria.
O coworking Workhall, inaugurado em 2016 no Shopping ETC, nos Aflitos, está terminando as obras da sua segunda unidade na Zona Norte do Recife. Com inauguração marcada para julho, o novo espaço será no Parnamirim e terá 15 salas privativas, mesas individuais, sala de reunião e uma varanda gourmet climatizada. A varanda é uma ideia das sócias Daniela de Melo, Mariana de Melo e Maria Carolina Pimentel para favorecer a integração e o atendimento dos usuários. Estimativas do setor indicam que o uso de escritórios compartilhados no Brasil cresceu 500% nos últimos três anos, um reflexo da economia de até 50% que estes ambientes representam para empresas e profissionais liberais e autônomos.
Dental Santé investe em novo conceito
A clínica Dental Santé, aberta no ano passado em Jaboatão dos Guararapes pela odontóloga Juliana Leite e o engenheiro Augêncio Leite, trouxe para Piedade um conceito inovador de atendimento, unindo saúde e estética orofacial num mesmo endereço. Com um investimento inicial de R$ 1 millhão, os empresários oferecem atendimento odontológicos para crianças a partir dos seis meses, além de adultos e idosos. Entre os serviços, o checkup digital é um dos mais requisitados. Ele identifica problemas bucais na fase iniciail, evitando consequências em outras áreas do corpo que podem levar a dores e tratamentos caros e demorados.
Construtechs
Levantamento realizado pela Construtech Ventures aponta que até 2020, 8% das startups vão atuar como construtechs, empresas que levam tecnologia para a construção civil e, até 2050, segundo pesquisas, vão dominar todas as etapas das obras. De olho no potencial do mercado, a rede de franquias RenoveJÁ, construtech que realiza reformas e manutenções, inaugura nova unidade no Recife e pretende abrir cinco operações em Pernambuco, até 2020, com investimento de R$ 500 mil. A marca oferece dois modelos de negócio: home office e loja, que pode ser operado dentro de home centers, com investimento inicial que varia de 15 mi a 50 mil reais.
Forró do Taca
O Shopping Tacaruna lança hoje campanha para festejar o São João e o Dia dos Namorados, colocando todo mundo para dançar forró nos finais de semana de junho. Aos sábados os shows são para os adultos, começando com Geraldinho Lins, e na sequência virão Jorge de Altinho, Fulô do Mandacaru, Petrúcio Amorim e a banda Mel com Terra, sempre às 19, no rooftop do shopping. Aos domingos, no mesmo local, a partir das 17 horas, Tio Bruninho anima as crianças. Até o dia 12, serão distribuídos dois mil pares de ingressos. Cada cliente que apresentar notas de compras a partir de R$ 100,00 tem direito a um par de ingressos para os shows de forró, os infantis são gratuitos.
Mundo Kids e Mercado PP
A produtora Juliana Martins e a influenciadora digital Nina Lacerda comandam a Feira Baby Kids, de 26 a 28 de julho, no Terraço de Eventos do Shopping Center Recife. Com mais de 60 fornecedores confirmados, divididos em 1.200 metros quadrados, a terceira edição da feira abre espaço para mães empreendedoras à frente do Mercado PP, projeto que reúne iniciativas locais com produtos refinados pensados para os seus filhos. Com estandes esgotados, a produção espera movimentar cerca de R$ 600 mil em negócios. A feira conta ainda com uma programação de palestras e workshops.
Preço do leite reage
Depois que o preço do leite passou de R,98, por litro, em março, para R$ 1,18, em abril, os produtores pernambucanos esperam novo aumento em maio. Mesmo abaixo do preço do Sudeste, em torno de R$ 1,60, o presidente do Sindicato dos Produtores de Leite de Pernambuco, Saulo Malta, diz que a tendência é de melhora. Um dos motivos é o aumento da alíquota interestadual do ICMS, de 12% para 18%, aplicada às indústrias na importação do leite de outros estados, além da alteração publicada pelo governo do Estado, em maio, determinando a cobrança antecipada do ICMS aos fabricantes que comprarem leite de outros estados.
Energia Solar
A pernambucana Insole, há cinco anos atuando na área de energia solar, inaugurou seis lojas em maio – uma em Belo Horizonte e as demais em Caruaru, Carpina, Vicência, Garanhuns e Petrolina, que ganhou sua segunda unidade. Até o fim do ano, a previsão é inaugurar outras 50 lojas. No ano passado, a empresa lançou um modelo inovador de Usina Solar para geração remota já instalado na fábrica da Bom Leite, em São Bento do Una, e para o Grupo Figueiras Calçados, em Afogados da Ingazeira. A Insole agora faz financiamento direto aos clientes, como uma espécie de fintech voltada à energia solar.
100% Cacau
A produção de chocolates da Mondelez International já usa 43% de cacau proveniente de fontes sustentáveis. A fábrica de Pernambuco, em Vitória de Santo Antão, vai receber parte do cacau sustentável do Cocoa Life, o programa global de sustentabilidade da empresa, para a produção de marcas icônicas de chocolates como inovações de Bis, Sonho de Valsa e Ouro Branco. A meta da companhia é que, até 2025, 100% do cacau necessário para as suas marcas venham do programa. No Brasil, o Cocoa Life está na Bahia no projeto “Renova Cacau”, parceria com a Universidade de Santa Cruz e o Centro de Inovação do Cacau; e no Pará, com a The Nature Conservacy (TNC), no projeto “Cacau Floresta”, que promete investir cerca de US$ 600.000 até 2022 na capacitação dos produtores e criação de comunidades de cacau prósperas e independentes.
Cachaça Brasil
O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento lançou, na última terça, o Anuário da Cachaça Brasil 2019, um levantamento do setor que tem 3.648 cachaças e 1.862 aguardentes de cana registradas no país e, de acordo com o Instituto Brasileiro da Cachaça, emprega mais de 600 mil brasileiros. Presente no lançamento, na Confederação Nacional da Agricultura, em Brasília, a diretora de Relações Internacionais da Pitú, Maria das Vitórias, comemorou novas premiações na New York International Spirits Competition (NYISC). A cachaça branquinha e a Premium Gold receberam as medalhas double-gold e bronze, respectivamente. A Pitú também venceu na categoria Cachaça do Ano.
Alles Blaus
O empresário Leonardo Lamartine, do grupo Bonaparte, vai lançar a cerveja artesanal Alles Blaus na ABF Expo 2019, a feira da Associação Brasileira de Franchising (ABF) que acontece, de 26 a 29 de junho, no Expo Center Norte, em São Paulo. A cerveja faz parte de um novo projeto de Lamartine, a consultoria Microbrew Franchising-MBF, uma parceria com o mestre cervejeiro Luciano Fialho e o advogado tributarista Jadir Rocha. Juntos vão dar suporte aos franqueados que podem começar com um investimento de R$ 60 mil numa microcervejaria.