DIARIO ECONôMICO » Inflação da Páscoa

por Pedro Ivo Bernardes
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Publicação: 30/03/2024 03:00

A Semana Santa é uma época do ano em que os cristãos relembram a trajetória de Jesus Cristo e suas mensagens de compaixão e amor ao próximo. O “mercado”, no entanto, não parece muito cristão não, seguindo mais a lei da oferta e da procura do que os ensinamentos de Cristo. Segundo levantamento da Scanntech, que atua na área de inteligência para o varejo alimentar, a inflação da chamada Cesta da Páscoa ficou em 8,84% em fevereiro na comparação com o o mesmo mês do ano passado. Isso representa o dobro da inflação do mesmo período.

A Cesta da Páscoa é composta por itens como bacalhau, peixe, chocolate, frutos do mar, leite de coco, azeite, entre outros produtos. Segundo o levantamento, os vilões da alta de preços são os itens relacionados ao almoço de Páscoa, liderado pelo azeite, com alta de 41%, seguido de perto pelo bacalhau, que subiu 36% e pelo peixe, que aumentou 15%. O chocolate, do tradicional Ovo de Páscoa, também teve seus preços aumentados, com uma elevação de 8%.

Infelizmente, o fenômeno não está restrito à Semana Santa, se repetindo em outras festividades. Para o brasileiro está cada vez mais difícil manter as tradições.
 
Conecta Recife passa a oferecer serviços da União
Case de sucesso na simplificação de acesso aos órgãos públicos para os cidadãos, o Conecta Recife da Prefeitura do Recife passa a concentar 80 serviços do governo federal. As novas opções vão desde inscrição no CadÚnico e Seguro-Desemprego, a cadastro no MEI, emissão de certidões e solicitação de passaporte. O portal também já fornece acesso a serviços do governo do estado,  UFRPE, Cipoma e OAB.
 
Hapvida em alta
O grupo Hapvida fechou 2023 com receita líquida de R$ 27,4 bilhões, 10,1% a mais do que os R$ 24,9 bilhões de 2022, ano da fusão com a Notre Dame Intermédica que originou o maior grupo de saúde do país. As ações da empresa são as mais indicadas pelo setor financeiro no setor de saúde.
 
Davi versus Golias
A startup brasileira StopClub, fintech social focada em apoiar trabalhadores de aplicativos por meio de ferramentas colaborativas, impôs uma derrota à Uber.  A empresa tinha obtido liminar para tirar do ar as funcionalidades “Cálculo de Ganhos” e “Recusa Automática” do app brasileiro.
 
Serviços impulsionam mercado de trabalho no estado
Com um saldo de 5.057 vagas formais de trabalho criadas, o setor de serviços foi o que mais influenciou o crescimento do número de empregos com carteira assinada em Pernambuco, em fevereiro. Considerando todos os segmentos econômicos, o estado teve um saldo positivo de 2.145 vagas. Recife segue sendo a cidade com melhores resultados, com 2.639 novas vagas criadas. Na sequência vêm Petrolina (676), Jaboatão dos Guararapes (535), Garanhuns (237) e Goiana (230).