Programa Desenrola é prorrogado Brasileiros inadimplentes que se enquadram na faixa 1 do programa terão até dia 20 de maio para renegociar suas dívidas com descontos

Publicação: 30/03/2024 03:00

O governo federal publicou uma Medida Provisória (MP) que prorroga o Programa Desenrola Brasil, em vigor desde julho do ano passado. A nova data estipulada para o fim do programa de renegociação de dívidas para inadimplentes é o dia 20 de maio.

A princípio, a conclusão do programa era prevista para o fim de dezembro, mas foi prorrogada para o dia 31 de março, neste domingo. Pela segunda vez, a data para o encerramento do Desenrola foi alterada. Segundo o governo, a prorrogação é justificada pelo aumento da procura para a renegociação das dívidas, após a unificação do aplicativo do programa com o de bancos, do Serasa Limpa Nome e o Caixa Tem.

Apesar disso, a nova data vale apenas para quem pertence à Faixa 1 do Desenrola (pessoas com renda de até dois salários mínimos ou inscritas no CadÚnico e com dívidas de até R$ 20 mil). Para essa categoria, as renegociações começaram em outubro — três meses após o início oficial do programa.

Os dados mais recentes do Ministério da Fazenda revelam que o Desenrola Brasil já beneficiou cerca de 14 milhões de pessoas. O valor total das renegociações alcançou R$ 50 bilhões, nas faixas 1 e 2. Os descontos médios são de 83%, podendo chegar a 96% em alguns casos, mediante pagamento à vista ou parcelado sem entrada, e com até 60 meses para pagar.

“Queremos aproveitar o aumento das negociações pelo site depois das parcerias com as plataformas bancárias e de renegociação de dívidas. Hoje, quase metade do volume diário de operações chega ao site do Desenrola através de redirecionamentos dos canais parceiros”, afirma Alexandre Ferreira, diretor de Programa da Secretaria de Reformas Econômicas do Ministério da Fazenda.

Além das dívidas bancárias — como cartão de crédito — também estão incluídas contas atrasadas de outros setores, como estabelecimentos de ensino, energia, água, telefonia e comércio varejista. (Da Redação com Agências)