Latam suspende voos São Paulo-Noronha Empresa informa que a operação da aeronave Airbus A319 depende da conclusão da obra da pista de pouso do aeroporto do arquipélago

Malu Mendes

Publicação: 08/10/2024 03:00

A empresa Latam suspendeu a venda de passagens áreas entre o aeroporto internacional de Guarulhos, em São Paulo, para Fernando de Noronha. De acordo com a companhia, a aeronave Airbus A319 não pode operar antes da conclusão da obra de pavimentação da pista de pouso da ilha.  

Em nota, a Latam lamentou o ocorrido. “A companhia havia iniciado as vendas para a rota de voos a partir de 15 de novembro. No entanto, devido à incerteza da entrega da obra no aeroporto do arquipélago, conduzidas pela concessionária DIX e a Secretaria de Mobilidade e Infraestrutura (SEMOBI) do Governo do Estado de Pernambuco, a Latam tomou a decisão de suspender as vendas até que seja formalizada nova previsão de conclusão. A operação da Latam em Fernando de Noronha com aeronaves Airbus A319 depende deste fator para poder garantir a operação regular dos voos.”  

Desde outubro de 2022, a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) proibiu pousos de aviões de grande porte, como Boeings e jatos, na ilha devido a fissuras e buracos na pista do aeroporto. A proibição levou algumas companhias aéreas a operarem com aviões menores.  

A empresa justificou que só obteve toda a documentação necessária para a operação e iniciou as vendas devido a informação oficial repassada pelo governo local e a concessionária do aeroporto sobre a data de término da obra. A Latam reforçou que todos os passageiros que haviam comprado passagens aéreas para voo serão realocados em voos de outra cia aérea.  

SEMOBI
A Secretaria de Mobilidade e Infraestrutura de Pernambuco (SEMOBI) informou que a obra de pavimentação do aeroporto de Noronha está em andamento e o prazo para a finalização é de 60 dias. Mas ressaltou que o aeroporto está funcionando normalmente.