por Pedro Ivo Bernardes
Publicação: 05/04/2025 03:00
O anúncio do tarifaço de Donald Trump, na última quarta-feira (2), encheu o mundo de incertezas e abriu uma janela para o passado. Economistas, políticos e analistas tentam prever o que virá pela frente, quem mais vai perder, quem menos perderá… mas há uma espécie de consenso de que todos vão perder. Até países “amigos”, que serão taxados em “apenas” 10%, tendem a sair ganhando num primeiro momento, mas devem perder no médio prazo com uma provável recessão global.
Os mercados financeiros pelo mundo afora estão erráticos, com as principais bolsas de valores do mundo encerrando a semana com perdas acentuadas, de até 7%, após o anúncio, pelo governo da China, de retaliações aos Estados Unidos. E, nessa briga do rochedo com o mar, todos apanham. Os cenários de recessão nos Estados Unidos e na China leva junto o restante do mundo, independentemente de que lado esteja.
Guardadas as devidas proporções e diferenças históricas, o atual tarifaço guarda certa semelhança com a Grande Depressão pós Crash da Bolsa dos Estados Unidos, em 1929. Apesar de ter iniciado no mercado financeiro, foi a edição da protecionista Lei Tarifária Smoot-Hawley, de 1930, com impacto médio próximo ao de agora, que igualmente provocou uma onda de retaliações, amplificando a crise. Hoje, no entanto, há ainda o agravante da globalização e da interdependência das economias globais.
Inovação no turismo tem incentivo de R$ 2,8 mi
O trade turístico do Nordeste, Norte de Minas Gerais e Norte do Espírito Santo passam a contar com investimentos de R$ 2,8 milhões para ações de inovação em turismo. O Programa Destino Futuro, lançado sexta (4) no Recife, é uma iniciativa conjunta da Sudene, Embratur e Porto Digital. O objetivo é fomentar a colaboração entre startups e o setor turístico, impulsionando a modernização, a competitividade e a sustentabilidade do setor.
Conveniência
O Grupo Dislub Equador segue investindo na diversificação dos serviços em sua rede de postos, com a inauguração de uma loja Convém em Carpina, na Mata Norte. Até o fim de 2027 estão previstas as inaugurações de 60 novas unidades da rede.
Restaurant Month
Começa, no próximo dia 25, a 23ª edição da Recife Restaurant Week, que terá duração de exatos 30 dias, até o dia 25 de maio. Principal evento do setor de alimentação fora do lar, o festival vai reunir 60 participantes, sendo 10 estreantes.
Desafios financeiros e jurídicos do retrofit
A requalificação urbana nos centros históricos, os modelos de financiamento, a legislação vigente e os desafios jurídicos do retrofit serão debatidos em evento no próximo dia 10, no Recife. Entre os palestrantes estarão presentes o presidente da Ademi-PE, Rafael Simões; o analista do BNDES Rafael Azevedo e o sócio da área imobiliária do Urbano Vitalino Advogados, Thiago Bezerra.