por Pedro Ivo Bernardes
Publicação: 08/05/2025 03:00
A escolha do novo Papa não impacta apenas o mundo católico, mas também mexe com a geopolítica e a economia global. Como no resto do mundo, este Conclave está marcado, nos bastidores, por uma disputa acirrada entre conservadores e progressistas. Mas como isso pode influenciar o mundo fora do cristianismo? A escolha do sucessor de Francisco tem potencial para deixar marcas na política e na economia global através de sua atuação diplomática, influência em questões sociais e econômicas, e impacto em regiões com grande população católica.
Já falamos aqui sobre a “Economia de Francisco”, uma iniciativa que prioriza a promoção da justiça tributária, o combate à pobreza e uma economia global que sirva às pessoas, e não o contrário. Esse Conclave, assim como a do próprio Francisco, vai ditar o os rumos do catolicismo pelos próximos anos e definirá quais serão as posições do Sumo Pontífice frente o combate à fome, diálogo inter-religioso, aquecimento global, diversidade e papel da mulher, entre outros temas polêmicos.
Não dá pra esquecer, também, que o Santo Padre comanda uma cidade-estado de 44 hectares e uma pequena população de 673 pessoas, mas é capaz de influenciar os rumos de aproximadamente 1,5 bilhão de pessoas ao redor do mundo. Além disso, através de seu banco próprio, o Instituto para as Obras de Religião (IOR), o Vaticano administra uma infinidade de ativos, que a partir da doutrina do próximo Papa, pode por exemplo optar por direcionar seus investimentos em ativos sustentáveis em detrimento dos que não o são.
Selic volta a níveis de quase 20 anos atrás
A decisão do Copom nesta quarta-feira (7), de elevar a Selic para 14,75% ao ano, retroage 19 anos na série histórica da taxa, repetindo (segundo o BC) o índice de julho de 2006, depois de uma queda de 0,5 ponto percentual em relação a maio daquele ano. Com a decisão, o país passa a ter a terceira maior taxa de juros do mundo (8,65%), atrás apenas de Turquia (10,47%) e Rússia (9,17%).
Gás para a indústria
As indústrias em atuação em Pernambuco que ampliarem seu consumo de gás natural terão acesso a preços reduzidos em pelo menos 6%. A iniciativa integra o Programa Mais Gás, que visa fomentar a produção e a economia pernambucana.
Arpe na Europa
A Arpe participa de um evento internacional de troca de experiências em saneamento e tratamento de resíduos em cidades da Itália e Portugal. A meta é conhecer de perto alguns cases exitosos na gestão de água, esgoto e lixo.
Meta de olho no potencial do Nordeste
A Meta está de olho no potencial do Nordeste brasileiro. Nesta quarta-feira (7), em parceria com o Influence Group, especializada em marketing de influência, a empresa reuniu influenciadores digitais do Nordeste para discutir as tendências das redes e novidades como o Meta IA, inteligência artificial do pool digital, e o Edits, aplicativo de vídeos do Instagram.