Marcas investem em campanhas de São João Estratégia é utilizada por empresas mesmo sem ligação direta com a data para ampliar vendas, gerar identificação regional e se tornarem mais conhecidas

Cecília Belo

Publicação: 21/06/2025 03:00

Prática atende lógica de mercado, segundo o Sebrae (DIVULGAÇÃO)
Prática atende lógica de mercado, segundo o Sebrae
O uso de datas sazonais como o período junino tem sido prática de diversas marcas para se consolidarem no imaginário do público e, consequentemente, potencializarem suas vendas - mesmo sem relação direta com a data. Segundo pesquisa Offerwiser São João 2024 para IMM Globo, 81% da população brasileira acredita que empresas que apoiam grandes celebrações locais, como o São João, tornam-se mais reconhecidas como parte da cultura e tradições da região.

De acordo com o Sebrae Pernambuco, a prática atende a uma lógica de mercado e baseia-se no alto potencial de consumo e engajamento. No São João deste ano, por exemplo, marcas sem relação direta com o festejo, como a Natura, o Boticário, a Lux (Unillever) e a Itaipava apostam em campanhas publicitárias dentro do tema.

O analista do Sebrae Pernambuco, Omero Galdino, explica que “o São João ativa elementos identitários que são mais fortes que as diferenças partidárias ou sociais. Ele é um momento de união, e isso é valioso para qualquer marca que deseje criar vínculo com o público”, afirma.

Ainda segundo Galdino, “empresas de vários nichos promovem campanhas com temática regional. Isso mostra ao empreendedor que ele pode usar o São João como oportunidade de vendas, mesmo que seu produto não seja típico da época”. A tendência, já presente nos últimos anos, se intensificou em 2025 com ativações, embalagens comemorativas e patrocínio a eventos nas principais cidades do Nordeste.

“Mesmo produtos que não têm relação funcional com o São João, como cremes, perfumes ou carros, conseguem se apropriar do momento por meio de uma comunicação simbólica. Concessionárias, por exemplo, promovem campanhas do tipo ‘arraiá de ofertas’. Isso traz total segurança para o empreendedor de que ele pode usar e abusar do tema para vender mais”, conclui o analista do Sebrae Pernambuco.