por Pedro Ivo Bernardes
Publicação: 21/06/2025 03:00
A derrubada dos vetos do presidente Lula pelo Congresso Nacional, na última semana, ganhou o noticiário nacional, mas como, de fato, isso pode afetar a vida do cidadão comum? Enxertados na Lei 15.097/2025 como “jabutis” (emendas alheias ao objeto do projeto de lei), as medidas equivalem a uma “Bandeira Tarifária Vermelha” ininterrupta por 25 anos.
De acordo com cálculos da Frente Nacional dos Consumidores de Energia, o resgate dos artigos vetados vai representar um custo extra de R bilhões ao longo dos próximos 25 anos, que podem chegar a representar um aumento aproximado de 3,5% na conta de luz de todos os brasileiros. Afinal, quem paga a conta das benesses concedidas pelo governo ou pelo Congresso?
Originalmente, a lei em questão tinha o objetivo de regulamentar a exploração offshore (em alto mar) da geração eólica de energia. Aproveitando a tramitação, foram sendo colocados na árvores jabutis como a contratação compulsória de pequenas centrais hidrelétricas, contratação de térmicas a gás e subsídios para o carvão - que nada têm a ver com mar aberto ou energia eólica.
Atribuída ao então presidente da Assembleia Nacional Constituinte, Ulysses Guimarães, a expressão “Jabuti não sobe em árvore. Se está lá, ou foi enchente ou foi mão de gente” se refere a esses corpos estranhos colocados sorrateiramente em projetos de lei. Com a derrubada dos vetos, enfim ficamos sabendo que foram “muitas mãos de gente.”
Mão-de-obra local
Priorizando a integração com a população local, mais de 90% dos profissionais que vão trabalhar no Samoa Villa & Resort, em Muro Alto, são residentes em Ipojuca e municípios vizinhos. O grupo reforça seu compromisso de gerar emprego e renda no local onde atua. A expectativa de abertura, no formato de soft open, é em julho.
Sebrae na Fenearte
O Sebrae-PE marcará presença na 25ª Fenearte, com um área de 840 metros quadrados dedicada ao “Espaço Sebrae Economia Criativa”, que reunirá 68 estandes. Desse total, 34 são destinados ao artesanato decorativo e utilitário, 22 à moda autoral e 12 exclusivos para a gastronomia artesanal.
Matuta São João
Aproveitando o São João, a Cachaça Matuta coloca no mercado suas novas latas alusivas às festas juninas, como parte da campanha “Matuta, meu xodó do São João!”. Para o período, a marca apresenta também seu novo sabor Matuta Coconut. O objetivo é reforçar o vínculo com a cultura nordestina .
Negócios em Portugal
“Como empreender em Portugal” será tema de webinar gratuito ministrado pela advogada Renata Escobar, do escritório Escobar Advocacia. Atualmente Portugal conta com mais de 320 mil trabalhadores brasileiros formalizados, mas empreender exige conhecimento sobre como funciona a abertura de empresas, o regime fiscal e outros aspectos legais.