Embraer: impacto similar à pandemia

Publicação: 18/07/2025 03:00

A terceira maior fabricante de aeronaves do mundo, atrás da Boeing e da Airbus, a Embraer estima que o tarifaço dos EUA poderá causar um impacto na companhia similar ao da pandemia de covid-19. Na época, a companhia teve cerca de 30% de queda de receita e precisou reduzir em torno de 20% o quadro de funcionários.

Segundo a empresa, o tarifaço deverá elevar o preço de cada avião vendido aos EUA em R$ 50 milhões. Considerando o período até 2030, o impacto poderá significar R$ 20 bilhões em tarifas. De acordo com o diretor executivo da companhia, Francisco Gomes Neto, a alteração nos preços das aeronaves deverá gerar cancelamento de pedidos, postergação de entregas, revisão do plano de produção e redução de investimentos.

As exportações para clientes estadunidenses representam 45% da produção de jatos comerciais e 70% de jatos executivos da companhia. 

REUNIÕES
O vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Geraldo Alckmin, teve ontem nova reunião com empresários. O encontro reuniu representantes da Embraer, JBS, Raízen, Weg e Suzano. (Agência Brasil e Estadão Conteúdo)