O negócio bilionário das franquias no país Em entrevista ao Diario, a especialista em desenvolvimento de negócios, Lyana Bittencourt, mostra principais passos para quem deseja entrar no ramo

Thatiany Lucena

Publicação: 14/07/2025 03:00

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As redes de franquias registraram um avanço de 8,9% na receita no primeiro trimestre deste ano, em comparação ao mesmo período de 2024, atingindo R$ 65,967 bilhões no Brasil, segundo a pesquisa da Associação Brasileira de Franchising (ABF). Em entrevista ao Diario, a empreendedora especialista em varejo, franchising e desenvolvimento de negócio, Lyana Bittencourt, CEO do Grupo Bittencourt, detalha o passo a passo para se iniciar no mercado de franquias e aponta os principais desafios e erros para o negócio dar certo. 
 
Entrevista // Lyana Bittencourt - Especialista em desenvolvimento de negócios
 
BUSCAR AFINIDADES
A orientação para um profissional que queira abrir um negócio é, primeiro, fazer uma avaliação das suas reais afinidades. É muito diferente gostar de ir a um restaurante e querer estar na cozinha de um restaurante. A primeira avaliação deve ser muito pessoal do que a pessoa tem de fato afinidade para executar, já que ela será responsável pela gestão do negócio. Em segundo lugar, começar uma pesquisa baseada nessas afinidades e de quais são as marcas teriam sinergia com elas. Por exemplo, se a pessoa gosta muito de moda, então ela pode procurar uma marca de vestuário. 

INVESTIMENTO INICIAL
Quando escolher as marcas potenciais e receber informações dessas marcas, o interessado deve ser o mais detalhista possível na análise. E caso sinta que, por exemplo, não existe previsão no investimento de capital de giro, é importante questionar sobre isso e outras questões como tempo de abertura de loja e contratação adicional de funcionários. É muito importante que o franqueado esteja seguro sobre o investimento inicial da unidade porque é ruim para a operação quando o candidato não tem o investimento e acha que vai se capitalizar com capital de giro no começo. 

PREVISÃO DE CENÁRIOS
No momento da aquisição da franquia, normalmente as pessoas estão tão apaixonadas pelo seu sonho que fazem só cenários otimistas e acho isso um erro. A pessoa precisa ter a clareza de que o negócio tem tempo de maturação e que aquele mercado pode se comportar melhor ou pior do que a planilha está indicando, porque normalmente a planilha é uma média. Então é interessante fazer a análise de viabilidade e da condição financeira para operar o negócio

CONVERSAS
Quando avança no negócio, o franqueador precisa entregar circular de oferta. Nesse momento, existe uma obrigação legal de abrir todos os dados de franqueados e ex-franqueados. E eu indico para os candidatos conversarem com franqueados que estão na rede para saber pontos de dificuldade e facilidade. O que eles deveriam estar atentos é o se a franqueadora suporta adequadamente. Ser franqueado não é competir com outro negócio, é ter a possibilidade de trocar com pessoas que operam o mesmo negócio.

ERROS COMUNS
Os principais erros são: olhar por segmentos crescentes e não por segmentos de afinidade. Em segundo lugar, não se preparar financeiramente. Outro erro é não empreender de fato. Franquia não é um negócio que vai dar resultado por si só. Ela é algo que precisa de dedicação. Uma franquia é algo testado, que tem alguém que te apoia (o franqueador), mas ele não opera pelo franqueado.