PARCERIA » Brasil e China têm mais uma conversa

Publicação: 13/08/2025 03:00

Presidentes defenderam a unidade do Sul Global (RICARDO STUCKERT/PR)
Presidentes defenderam a unidade do Sul Global

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o presidente da China, Xi Jinping, reforçaram a disposição em continuar trabalhando para identificar novas oportunidades de negócios entre os dois países. Em meio à nova política dos Estados Unidos de elevar as tarifas contra parceiros comerciais, Lula telefonou para o líder chinês, na noite da última segunda-feira, quando conversaram por cerca de uma hora.

De acordo com a Xinhua, agência de notícias chinesa, Xi Jinping afirmou que o país asiático quer estabelecer um exemplo de "unidade e autossuficiência" entre os principais países do Sul Global e "construir conjuntamente um mundo mais justo e um planeta mais sustentável". O líder chinês "conclamou todos os países a se unirem e se oporem resolutamente ao unilateralismo e ao protecionismo".

Os presidentes concordam sobre o papel do G20 e do Brics na defesa do multilateralismo e construção de consensos no Sul Global. "Xi disse ainda que a China apoia o povo brasileiro na defesa de sua soberania nacional e apoia o Brasil na salvaguarda de seus direitos e interesses legítimos [%u2026]. Xi apelou aos países do Sul Global que salvaguardem conjuntamente a equidade e a justiça na comunidade internacional, defendam as normas básicas que regem as relações internacionais e protejam os direitos e interesses legítimos dos países em desenvolvimento", disse a Xinhua. 

A China é o maior parceiro comercial do Brasil e as duas nações possuem uma Parceria Estratégica Global, um nível mais elevado nas relações diplomáticas. (AFP)